CIÊNCIA E FÉ: 19 DE MARÇO É SINÔNIMO DE ESPERANÇA DE UM PERÍODO CHUVOSO

O cearense Patativa do Assaré, um dos maiores poetas de todos os tempos, levou o simbolismo do Dia de São José para seu clássico “A Triste Partida”, interpretada por Luiz Gonzaga: “Sem chuva na terra descamba janeiro. Depois, fevereiro. E o mesmo verão. Então o roceiro, pensando consigo, diz: isso é castigo! Não chove mais não! Apela pra março, que é o mês preferido do Santo querido, Senhor São José.”

O Dia de São José, comemorado no dia 19 de março, é motivo de esperança na tradição dos católicos cearenses, que acreditam que se chover até esta data é sinal de um bom período de precipitações. No Ceará, o santo é considerado padroeiro, o que motiva o feriado anual. A crença religiosa, contudo, pode ser também explicada cientificamente, já que na data ocorre um fenômeno no movimento da Terra, denominado equinócio de outono.

De acordo com a Fundação Cearense de Meterorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no equinócio de outono os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol. Dessa forma, a noite vai ter a mesma do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador, de onde o Ceará está próximo, acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente traz chuvas.

Ainda assim, para a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a ocorrência das chuvas antes desse período nem sempre garante um inverno com chuvas abundantes.

“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra chuvosa”, comenta.

Ainda segundo Sakamoto, ao longo dos anos, essa falta de relação foi observada nos números. “O fato é que se você observar os dados passados, das chuvas no dia 19 de março, a gente vê que não existe uma relação direta entre chover bem nesse dia e ter uma boa estação chuvosa. Por exemplo, em 1974, teve registro de chuva em poucas localidades e, no entanto, a estação chuvosa foi muito boa. Em 2009, também poucos postos (meteorológicos) informaram chuva e a estação chuvosa foi muito boa. E, no sentido contrário, em 2012 e 2013, o registro de chuva no dia 19 foi muito bom. No entanto, a quadra invernosa não foi muito boa”, conclui.

CIÊNCIA E FÉ:  Ainda assim, a explicação científica é confirmada pela igreja. O padre José Adelino Dantas, da paróquia de São José, em Juazeiro Norte, afirma que a esperança do sertanejo é genuína com relação à data em que se comemora o dia do santo.

"Essa crença de que se chover até o dia de São José teremos um bom inverno é atribuída a esse espírito religioso do cearense em seu padroeiro. Sabemos que, conforme a ciência, o dia de São José é próximo ao equinócio de outono, uma coisa está atrelada à outra", explica.

Para o religioso, as expectativas de um bom período de chuvas são muito boas para 2022 com base nas precipitações que a região do Cariri vem recebendo nos primeiros meses deste ano.

"O que percebo é que na questão daquilo que se planta, pelas chuvas que têm caído na região nesses últimos meses, são suficientes para uma boa colheita, uma boa safra. A fé em São José é tão grande que muitos agricultores plantam milho e outras sementes no dia 19 de março, confiando na colheita já pensando nas festividades de São João, em junho", revela.

A Paróquia de São José, em Juazeiro do Norte completa 50 anos em 2022 e, segundo o padre Adelino, as celebrações vão ocorrer tanto nas duas missas a serem realizadas neste sábado (19) às 9h e às 16h, como também na procissão do padroeiro, que não acontecia desde 2019 por causa da pandemia de Covid-19.

"Agora que conhecemos os cuidados a serem tomados e com uma significativa parcela da população vacinada podemos celebrar com segurança a festa do padroeiro do nosso estado", conclui.

PADROEIRO DO CEARÁ: 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia.

São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Marques Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Manoel Sátiro, em Fortaleza, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor.

Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário