MÚSICA É VIDA

“Este trabalho é dedicado a todas as crianças e jovens do meu País, que têm a música como o mais atraente, intuitivo e caloroso meio de comunicação.” Com essa mensagem, o compositor Mario Ficarelli (1935-2014), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, compartilha o legado de uma vida dedicada à música. 

Através do método Musissimphos, que acaba de ser lançado pela Mister Edições, o professor continua com o desafio de incentivar a formação musical para as novas gerações.

“Trata-se de um trabalho idealizado para o ensino musical em orquestras de iniciantes”, conta a compositora e pianista Silvia de Lucca, viúva de Ficarelli, responsável pela curadoria e organização geral do projeto. 

“Os últimos quatro anos de sua vida foram dedicados à organização desse método”, destaca. Era o sonho que o mestre foi tirando do horizonte. “Ele cumpriu o desafio de mostrar que a música é vida. Mesmo internado no hospital, até os seus últimos instantes ele trabalhou nesse método para incentivar a educação musical.”

Silvia de Lucca, que também foi aluna de Ficarelli, quis disseminar o que aprendeu e viveu. Continuou organizando o projeto depois da morte de Mario Ficarelli, em 2 de maio de 2014, destacando o conhecimento do educador, o talento do compositor, o humor do mestre e a força do ser humano. Foi sob a infinitude dessa luz que Silvia, pós-graduada pela ECA e com especializações feitas em Zurique e Genebra, na Suíça, organizou o Musissimphos em edição bilíngue.

O método está organizado em três níveis de dificuldade: básico, intermediário e avançado. Totaliza 1.684 páginas impressas em dez volumes, acompanhados de um CD-áudio e nove CDs-ROM com as partes instrumentais.

 “Está dividido entre 81 Estudos Musicais e 60 Músicas de Repertório, em progressão didática quanto ao nível de dificuldade. Os Estudos são todos de autoria de Mario Ficarelli e condensam a teoria musical aplicada. As músicas são de vários compositores, desde o repertório Barroco até o contemporâneo. O primeiro volume compreende um guia que explica o método e orienta aqueles que desejam formar uma orquestra desde o início”, explica Silvia.

O método de Mario Ficarelli: dez volumes, 1.684 páginas, um CD-áudio e nove CDs-ROMs com as partes instrumentais – Fotos: Divulgação/Cantabile Edições Musicais

“Mario Ficarelli tem em seu catálogo mais de 220 obras para diversas formações instrumentais. Fez uma ópera infantil e uma Missa Solemnis para solistas e coro infantis, apresentada parcialmente para o Papa João Paulo II, no Vaticano, em 1996.”

Ver as crianças e jovens tendo a oportunidade de aprender música e participar de orquestras era um ideal de Ficarelli. O sonho de um adolescente paulistano que descobriu a música clássica aos 16 anos, ouvindo o único programa de rádio da cidade que tocava esse gênero. Mario Ficarelli nasceu no dia 4 de julho de 1935, no bairro da Barra Funda. 

“Era o filho mais velho. Seu pai era um pintor de paredes que tinha estudado no Instituto de Belas Artes e ensinou para o filho rudimentos de desenho técnico e livre. Teve uma infância e juventude simples, era ajudante de seu pai”, observa Silvia, reproduzindo o que Ficarelli repetia com naturalidade e orgulho. “Começou a  ler e pesquisar sobre os compositores e passou a estudar piano. Seu objetivo era ser compositor.”

Ficarelli foi incentivado por um grande mestre, o professor Olivier Toni, do Departamento de Música da ECA, que logo percebeu o talento do aluno. Tornou-se um importante compositor e professor brasileiro. 

“Tem em seu catálogo mais de 220 obras para diversas formações instrumentais. Fez uma ópera infantil e uma Missa Solemnis para solistas e coro infantis, apresentada parcialmente para o Papa João Paulo II, no Vaticano, em 1996. Foi membro da Academia Brasileira de Música desde 1994. Obteve vários prêmios em concursos de composição e possui obras editadas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.”

O cotidiano de Silvia e Ficarelli era regido pela música, como lembra a compositora. “Eu era a primeira a ouvir suas composições, mas quando já estavam prontas, e ele também as minhas. Algumas vezes ele me convidava para dar o nome a suas obras e acatava minhas sugestões. Tempestade Óssea e Parasinfonia são algumas delas.” Ficarelli dedicou uma de suas composições aos dois, Epígrafe e Ensaio 90.

O método Musissimphos, lançado pela Mister Edições, pode ser adquirido através do site da Cantabile Edições Musicais. (Fonte: Jornal da USP)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário