PERNAMBUCO CELEBRA 06 DE ABRIL O DIA ESTADUAL DO RÁDIO

 

Pernambuco passa a celebrar a partir de 06 de abril de 2021 o Dia Estadual do Rádio. O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) , Eriberto Medeiros, promulgou a Lei 16.241, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB-PE), que institui 6 de abril como O Dia Estadual do Rádio.  A proposta nasceu da ASSERPE- Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco, como forma de ter uma data que marque o nascimento do veículo no país. 

A data relembra a primeira transmissão pelas ondas do rádio registrada no Brasil, que ocorreu no Recife, em 1919, pela Rádio Clube. Só em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que é, até então, considerada a pioneira, fazia sua primeira transmissão oficial. Foi exatamente no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala  do presidente Epitácio Pessoa. Mas a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, tendo à frente o médico Roquete Pinto, só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923.

“Apesar da contribuição indiscutível de Roquette Pinto ao meio, a história é contada e provada: o rádio nasceu antes em Pernambuco. A promulgação da Alepe representa, portanto, um resgate da história da radiodifusão pernambucana.” Enfatisa o presidente da Asserpe, Nill Junior, argumentando que o rádio nasceu no Brasil, aqui em Recife no dia  06 de abril de 1919, e o extinto “Jornal do Recife” noticiava: "Consoante convocação anterior, realizou-se ontem na Escola Superior de Electricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da electricidade e da telegrafia sem fio. Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País." 

Era o marco inicial de uma conquista de nomes como o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. A Rádio Clube foi a pioneira em função de ter feito a primeira transmissão oficial, em um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife. Em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco passou a operar com um transmissor de 10W, tendo sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário