MARINGÁ: FESTIVAL AFRO-BRASILEIRO NESTA SEXTA (20) TEM PARTICIPAÇÃO DO CANTOR E COMPOSITOR CHICO CESAR

 Em Maringá, Paraná, o Festival Afro-brasileiro segue com programação até sábado, 21. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento começou no dia 16 de novembro e o tema é “Culturas negras importam”. Devido à Covid-19, tudo ocorre pela internet. A ação é gratuita. Nesta 12ª edição, a organização tem usado termos afros para definir as atividades. As mesas/rodas são chamadas de “xirê”.

Neste sexta-feira, 20, o cantor e compositor Chico César participa. Mais informações estão no site da prefeitura. O endereço é o maringa.pr.gov.br. A semana pode ser conferida no canal no Youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá.

O festival relaciona tradição, religião, cultura de rua, política, questões sociais, entre outros. Maringá tem uma ampla atuação e atividades envolvendo questões afros. Além dos órgãos municipais de diferentes secretarias, existem iniciativas como grupos de maracatu, Gerência de Igualdade Racial da OAB, ONGs, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, coletivos, entre outros. 

"Nossa cultura e nossa arte pressupõe engajamento político e enfrentamento a todas as violências materiais e simbólicas. Nosso trabalho é ocupar a cidade com nossos corpos e crenças. Falar quem somos e determinar um espaço para nossa existência plena", considera a historiadora, produtora cultural e batuqueira, Laís Fialho, 28 anos. 

Ela é coordenadora do Maracatu Baque Mulher Maringá e Maracatu Roda do Encanto que formam o grupo Pé de Laranjeira e o Coletivo Yalodê-Bada. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário