A MOSTRA DE COCO E FORRÓ DE RABECA-PERNAMBUCO NA FRANÇA ACONTECE ENTRE OS DIAS 14 NOVEMBRO A 5 DEZEMBRO

A Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França, projeto que visa levar a cultura pernambucana para o país europeu através de apresentações artísticas bilíngues, lança a sua primeira edição nesta sexta-feira (14). 

A programação, totalmente virtual e ao vivo iniciou no dia 24 de outubro e será realizada em outras duas datas, 28 de novembro e 5 de dezembro, sempre das 16h às 17h30. A transmissão acontece nos canais da produtora Terno da Mata e do artista Mestre Ulisses, no YouTube.

A festa será comandada por duas vertentes de um grupo olindense de raiz, o Coco de Seu Mané e o Forró de Rabeca Os Tabajaras, além de artistas convidados, ligados à resistência cultural. As apresentações serão realizadas no Centro de Capoeira Lua de São Jorge, em Olinda. A programação contará ainda com workshops. Para as lives, foi montada toda uma estrutura com cenografia, quatro câmeras, mesa de cortes e equipamento de transmissão.

Na programação serão apresentados ainda depoimentos de artistas de Pernambuco e da França. Entre as atrações do projeto, Coco de Seu Mané, Forró de Rabeca Os Tabajaras, Coco do Mestre Juarez, Coco da Mata, Ciranda Terno da Mata e Mestre Arruda. Antes das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a proposta inicial era realizar apresentações dos grupos pernambucanos em locais de destaque da cena cultural francesa.

Infelizmente, os planos precisaram ser adaptados de forma que o projeto fosse cumprido, porém respeitando as normas de segurança. O produtor cultural Sérgio Melo, da Terno da Mata, organizadora da mostra, explica que o formato virtual do evento fez com que a rede de apoio de artistas pernambucanos na Europa aumentasse, ganhando força e ainda mais repercussão.

"A ideia é essa, levar a cultura de Pernambuco, com seu coco de roda e forró de rabeca, para o mundo. Estamos falando de Europa, mas até nos Estados Unidos está havendo um movimento nesse sentido. Isso abre caminhos, valoriza nossas tradições e artistas", destaca. 

Além de ser exibido em instituições francesas, países como Inglaterra, Itália e Portugal também entrarão no circuito. Entre os parceiros internacionais da mostra, estão os franceses da Jazzbox Radio International e a Capoeira Viola, instituição fundada em 1993, sendo considerada a primeira associação de capoeira em Paris.

"Toda a programação da Mostra foi pensada para conectar a ancestralidade e tradições culturais pernambucanas à musicalidade da rabeca, instrumento que ainda ecoa no imaginário musical europeu desde a era medieval”, explica Sérgio. O projeto é uma realização da Terno da Mata e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo Cultural (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO:

I Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França

Quando: dias 14 e 28 de novembro e 5 de dezembro, sempre das 16h às 17h30 (horário local). Transmissão: canais Terno da Mata e Mestre Ulisses

Programação:

14 de novembro: Coco de Seu Mané, Coco da Mata, Ciranda Terno da Mata

28 de novembro Coco de Seu Mané, Forró de Rabeca, Os Tabajaras Mestre Arruda

5 de dezembro: Workshop com instrumentos do Coco de Seu Mané e Forró de Rabeca Os Tabajaras

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário