Ambientalistas dizem que a onda de rejeitos da barragem de Brumadinho pode chegar ao Rio São Francisco

Técnicos avaliam a extensão do dano ambiental provocado pelo rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

A quantidade de rejeito que desceu a serra é impressionante: cerca de 12 milhões de metros cúbicos. A lama vazou da barragem 1 do complexo da Vale conhecido como Mina Córrego do Feijão. O primeiro impacto foi nas dependências da mineradora. Escritórios e um refeitório onde havia centenas de funcionários foram soterrados.

A lama espessa também fechou estradas e foi parar dentro do Rio Paraopeba, que abastece um terço da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

“Nós temos os impactos químicos dos metais que vão sedimentar, que vão se incorporar ao solo, aos fundos dos rios. Vai acabar impactando todo o ecossistema, ou seja, as próprias características biológicas do ecossistema, os peixes de vida superior”, explica Antônio Eduardo Giasante, professor de engenharia hídrica da Universidade Mackenzie.

Ambientalistas dizem que a onda de rejeitos pode chegar ao Rio São Francisco, que além de Minas Gerais passa por outros quatro estados: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. 

Além da tragédia humana, os reflexos ambientais também causam angústia nos moradores, especialmente aos que estão na beira do Rio Paraopeba. O aposentado José Moreira, de 61 anos, expressou preocupação com contaminação e possíveis enchentes. 

“A gente já espera as contaminações que vão vir pela frente. Os pés de goiaba acabaram, os peixes todos acabaram. Não existe mais peixe no Rio Paraopeba. Agora, o futuro que vai dizer. A sensação é de destruição”, lamentou. 

“Esse barulho que estamos ouvindo agora, desde o rompimento, só aparecia quando estava chovendo, porque aí o Rio Paraopeba sobe. Meu medo agora é dar enchente, porque vai assorear o rio. Com essa lama, vai gerar doenças, principalmente as de rato, que são as mais perigosas”, complementou o fazendeiro, preocupado com o futuro.

Antes de cair no Velho Chico, a onda de rejeitos passaria pelas barragens de duas usinas hidrelétricas: a de Retiro Baixo e a de Três Marias, na região central de Minas. A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a lama pode poluir 300 quilômetros de rios.

“A contaminação já existe, é o grau de contaminação que precisa ser avaliado. É preciso que se avalie a extensão dos danos, o volume de rejeitos e que medidas serão adotadas para retirada desses rejeitos”, afirma Carlos Rittl, diretor-executivo do Observatório do Clima.

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse que a barragem estava inativa desde 2015 e que o material não deve se deslocar muito. 

“Os técnicos estão me explicando é que como esta barragem estava inativa, o material que estava dentro dela vai secando e consequentemente o rompimento levou a espalhar um líquido, mas com uma concentração maior de terra seca, o que faz com que ela não tenha grande potencial de andar. Eu creio que o risco ambiental, nesse caso, vai ser bem menor que o de Mariana”, diz o presidente da Vale.

Fonte: Estado de Minas Foto: Corpo Bombeiros MG
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário