Fórum na UFPB vai homenagear a pifeira/compositora Zabé da Loca

O Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB), vai reunir músicos profissionais, pesquisadores, estudantes e demais entusiastas da música instrumental brasileira para uma celebração à memória e ao legado da musicista Zabé da Loca. A homenagem vai acontecer o “III Fórum de Etnomusicolofia da UFPB/ABET” que acontecerá nos dias 7 a 9 de novembro, na UFPB.

Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva. Buíque/PE, 1924 – Monteiro/PB, 2017) foi uma pifeira, compositora e líder de banda Cabaçal no cariri paraibano, que se tornou nacionalmente conhecida pelo seu brilhantismo e pela sua trajetória musical construída na contramão do universo historicamente masculinizado das bandas de pífano. Em 2004, aos 80 anos, recebeu o prêmio “Mestres das Artes”, pela Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba; em 2008 foi condecorada com a “Ordem do Mérito Cultural”, pelo Ministério da Cultura; e em 2009 foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, pelo Prêmio da Música Brasileira.

O “III Fórum de Etnomusicologia” se constituirá de mesas-redondas, oficinas de práticas instrumentais, grupos de discussão, apresentações artísticas e uma festiva homenagem a Zabé da Loca, na noite de abertura, com participação da Orquestra Jovem da Paraíba e a Banda Cabaçal Avuô. Constará também da programação a participação de músicos da cena instrumental, tais como Luisinho Calixto, Laís Assis e Adelmo Arcoverde.

Neste ano de 2018, o “III Fórum de Etnomusicologia” se reúne às diversas comunidades musicais locais, nacionais e internacionais para celebrar os 40 anos do Departamento de Música (DEMUS) da UFPB (1978-2018).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário