CEARÁ: MOSTRA SESC CARIRI CULTURA DESTACA O SEMINÁRIO ARTE E PENSAMENTO

“E passo a passo, vai cumprindo a profecia. Do beato que dizia que o sertão ia alagar” *, assim diz a música “Sobradinho”, de Sá e Guarabyra. E cumprindo esse presságio, que onda a onda, um mar de manifestações artísticas invadiu a região do Cariri com a Mostra Sesc Cariri de Culturas, idealizada pelo Sesc Ceará, que nesse ano chega a sua vigésima edição, consolidada como um dos maiores eventos culturais do Brasil.

De 16 a 20/11, a programação especial celebra vinte edições de um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. São mais de 300 ações gratuitas, distribuídas em 26 cidades da região do Cariri cearense, com expectativa de 300 mil pessoas de público.

O calor de novembro, mês mais quente na região, mistura-se com a efervescência cultural da Mostra. As pessoas sentem no ar não só a quentura do sol, mas também das inúmeras manifestações artísticas que acontecem por todo lado. 

São artistas e espectadores compartilhando experiências no teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. A programação convida público e artistas para um verdadeiro intercâmbio entre o fazer arte e suas expressões, reflexões quanto às questões de acessibilidade na arte, discussões sobre sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e lugar de memória.

Marcam ainda esta edição a inauguração de mais um Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, o Museu Oficina do Mestre Françuli, na cidade de Potengi. A descentralização das ações é garantida com a realização do Circuito Patativa do Assaré, que leva espetáculos de rua pelos municípios, e iniciativa Tem Forró no Cariri – circuito com artistas cearenses, valorizando essa expressão genuinamente nordestina.

"A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega a sua vigésima edição como um dos marcos da atuação do Sistema Fecomércio no Ceará. Hoje é considerada a primeira e maior Mostra Cultural do Brasil, integrando grande quantidade de linguagens a partir da Região do Cariri.

No seu histórico, tornou-se palco das mais diversas manifestações da arte. Mas o legado da Mostra também está presente no desenvolvimento socioeconômico da Região e, principalmente, na transformação das pessoas que visitam, participam e trabalham na Mostra. É este valor humano que continuará nos norteando para os próximos anos,” declara Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio.

Na celebração das vinte edições, artistas e público ainda participam de atividades que ampliam a dimensão das vivências e estimulam as práticas socioculturais e socioambientais. Com o Seminário Arte e Pensamento, dias 19 e 20/11, estudiosos, técnicos, artistas e público participam de um momento de discussões e reflexões sobre o patrimônio cultural imaterial na contemporaneidade. 

Além das apresentações de tradição popular, que destacam as casas dos mestres de cultura, que recebem o público em seus terreiros, a Mostra dá espaço para uma das manifestações artísticas mais populares do Nordeste, o forró. É a programação do Tem Forro no Cariri – Circuito de apresentações com a Orquestra de Sanfonas do Ceará, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Na Base da Chinela, Jorge de Altinho, Ana Paula Nogueira, Amelinha e Ermano Morais.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário