Operação fiscaliza danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco

As cidades do Noroeste de Minas Gerais estão recebendo desde a última segunda-feira (26), a equipe de combate a danos ambientais que faz parte do programa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), para averiguar o estado do ecossistema no Médio São Francisco. Oito cidades serão fiscalizadas até o dia 30 deste mês.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outros 13 órgãos públicos federais e estaduais participam da ação. A fiscalização tem a finalidade de garantir a preservação do meio ambiente e a saúde da população, serão repassadas orientações aos moradores locais e as eventuais irregularidades encontradas podem levar à autuação dos responsáveis.

“O foco principal da FPI é tanto a preservação do meio ambiente, dando atenção à fauna e à flora, quanto à saúde da população dos municípios que decorrem da bacia. Temos ainda uma preocupação com a segurança alimentar e outros danos que podem ser causados à população”, explica o procurador da República Sérgio de Almeida Cipriano, responsável pela Coordenação-Geral da FPI-Minas.

A atuação das equipes de fiscalização alcança diversas áreas: fauna, recursos hídricos e agricultura, extração mineral, inspeção sanitária e saneamento básico com o objetivo de assegurar a preservação do meio ambiente, conscientização e a saúde da população.

De acordo com o Ministério Público, nos últimos anos, o uso desordenado da água e o desmatamento afetaram o clima, as condições hídricas e a própria fauna da região. Os municípios da região alvo da FPI caracterizam-se pela exploração agrícola em larga escala, em especial lavouras de feijão, algodão e soja. 

Nos primeiros dias da fiscalização, os agentes e policiais identificaram uma área de 128 hectares desmatados. A técnica ilegal utilizada no local foi o uso de correntes fixadas em dois tratores, que percorrem o mesmo percurso paralelamente, arrancando a vegetação e matando toda a vida animal existente no local.

Duas equipes estão fazendo visitas a escolas públicas dos municípios para o desenvolvimento de ações para mais de 1.800 alunos do ensino fundamental, com palestras e apresentação de teatro de marionetes, em que serão lembradas as consequências do desperdício de água, da produção excessiva de lixo e do despejo de esgoto sem tratamento direto nos rios, com o intuito de fomentar entre os mais jovens uma cultura de preservação e convivência mais harmônica com o meio ambiente.

“Também estamos fazendo ações preventivas nas escolas para conscientizar jovens e crianças. Estamos visitando colégios da região e ministrando palestras sobre educação ambiental, salientando a importância do rio e da proteção animal”, conta o procurador da República.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário