Museu do Homem do Nordeste organiza ações educativas e exposição descentralizadas

O Museu do Homem do Nordeste (Muhne) terá 11 peças expostas no Festival Artesol, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento, que segue até janeiro o dia 31 de janeiro de 2019, celebra a diversidade da cultura imaterial brasileira.

Entre as peças levadas pela Fundação Joaquim Nabuco ao Rio de Janeiro estão a escultura “Mesa de Bar”, de Mestre Vitalino, e “Guariba Milena”, de Mestre Galdino. Frederico Almeida, coordenador Geral do Muhne, e Edna Maria da Silva, coordenadora de Ações Educativas, vão dividir experiências em relação aos projetos educativos do Museu, como o “Domingo dos Pequenos” e “Uma noite no Museu” e sua contribuição na valorização do artesanato.

Obras de Espedito Seleiro, Manuel Graciano, Mestre Nuca, Nino e Josefa Maurícia também foram levadas ao Rio de Janeiro para representar o Nordeste. A programação conta ainda com a exposição de cerca de 300 obras artesanais produzidas por mais de 200 artistas de todo o País, além de seminários, oficinas mediadas por artesãos e uma feira criativa para compra e venda.

A iniciativa faz parte das ações do Museu, que tem buscado se aproximar da população, visitando as comunidades com atividades de arte e cultura. Desde a última terça-feira (20), o Museu está com a exposição de estêncil “Mulheres Marisqueiras da Ilha de Deus,” que faz parte da programação em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Na abertura, foi realizada oficina de turbantes e uma roda de debates, com a presença das moradoras da Ilha. O evento segue no Museu, em Casa Forte, até 30 de novembro. Em maio deste ano, parte do acervo foi levado à Feira de Casa Amarela.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário