PAULO MATRICÓ FAZ APRESENTAÇÃO NO PROJETO O CORDEL E SUAS CANTORIAS

Apresentações de poesia, literatura de cordel e causos populares marcam a primeira edição do O Cordel e suas cantorias. O projeto realiza um encontro entre poetas, declamadores e repentistas e busca mostrar o universo histórico e artístico da cultura tradicional e contemporânea do Nordeste. O evento na Casa do Cantador, na Ceilândia,  vai até domingo (30/9).

A programação reúne o melhor da arte popular e nordestina para celebrar a conjuntura histórica, artística e cultural do cordel na cidade reconhecida por ser abrigo dos nordestinos no Distrito Federal.

A partir das 20h de domingo serão realizadas cinco apresentações de poesia, cordel e causos populares com os poetas Paulo Matricó, Ruiter Lima, Cumpadi Ancelmo, Lilia Diniz e Valdenor de Almeida. 

Após os recitais, os participantes poderão acompanhar o show dos repentistas Valdenor de Almeida e Donzílio Luiz. O público ainda poderá conferir a exposição Mais de mil cordéis que contém mais de mil títulos.

Uma semana antes da primeira edição de O cordel e suas cantorias, a literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título concedido pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O gênero começou nas regiões Norte e Nordeste, mas foi disseminado por todo o Brasil. A poesia popular é impressa e divulgada em folhetos. As imagens são feitas por meio da xilogravura.

“Esse reconhecimento é muito importante porque a literatura de cordel é um gênero da cultura popular tradicional e faz parte da identidade do brasileiro, está nas nossas raízes. Com esse registro no Iphan podem ser incentivadas ações para a salvaguarda deste bem cultural. Isso pode vir a estimular o aumento deste tipo de produção literária e seu consumo”, relatou o poeta e repentista João Santana.

Já a poesia faz parte da poesia popular e são declamadas algumas vezes nos intervalos das cantorias. São poemas que têm como principal tema a ingenuidade do sertanejo, tratado de forma cômica, reproduzindo o falar regional. Patativa do Assaré, Catulo da Paixão, Cearense e Zé da Luz são os principais representantes do gênero. 

Os causos populares são narrativas verdadeiras ou inventadas que podem ser contadas poetizadas, rimadas e metrificadas. São histórias que fazem parte do folclore de cada região.

“O projeto tem o objetivo de difundir a poesia e a cultura nordestina aqui no Distrito Federal porque é um local que abriga todas as vertentes culturais do Brasil e do mundo. Estamos aqui defendendo nossa bandeira do Nordeste e também para levar às escolas, para jovens e pessoas que não conhecem. Queremos colocar o cordel e a cantoria como uma opção na literatura”, comentou Paulo Matricó, poeta, cantor compositor e apresentador do O cordel e suas cantorias.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário