HISTORIADORA ANA LÚCIA LANÇA LIVRO SÃO CAETANO DO NAVIO NA ROTA DO CANGAÇO

O cangaço foi um episódio da história do Brasil que ocorreu no interior da região nordeste, pedaço do país marcado por secas, fome e disparidade social. Tal fenômeno surgiu nas décadas finais do século XIX e acabou nos anos 40 do século XX. 

Os cangaceiros eram homens pobres que, armados, andavam sozinhos ou em bandos pilhando e desafiando as autoridades e os oligarcas daquelas terras. Como eles conheciam bem o espaço em que atuavam, fugiam facilmente quando eram procurados. As únicas leis que respeitavam eram as ditadas pela aridez do meio em que sobreviviam.

A historiadora e professora Ana Lúcia Granja, lançou o livro São Caetano do Navio na Rota do Cangaço. A autora conta que São Caetano era um distrito que pertencia a Flores, localizado no sertão do Pajeú Pernambucano no século XX, atualmente São Caetano do Navio pertence ao município de Betânia.

"Neste local Lampião e os demais cangaceiros praticaram crimes que geraram processos jurídicos e no livro eles foram copilados com muita seriedade e compromisso histórico dando inicio uma nova fase nos estudos: o judiciário nas caantigas", revela Ana Lúcia.

O livro é uma referência para estudiosos, pesquisadores e admiradores do tema, pois é baseado em análise documental e fato inédito.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário