JUIZ ONALDO QUEIROGA LANÇA 2º EDIÇÃO DO LIVRO POR AMOR AO FORRÓ, BIOGRAFIA DO SANFONEIRO PINTO DO ACORDEON

O juiz Onaldo Queiroga lançou ‘Por amor ao forró’, segunda edição da biografia do artista Pinto do Acordeon, que acompanha um DVD, com selo da Editora Latus da Universidade Estadual da Paraíba.

“Sim, não deixa de ser uma biografia, apesar de, também, possibilitar ao leitor uma viagem a um olhar crítico sobre uma boa parte da obra musical de Pinto, com crônicas, que mostram o convívio dele com Luiz Gonzaga e outros, esclarecendo como ocorrera a criação de algumas canções. O livro, ainda, trás depoimentos de diversos artistas, tais como Fagner, Xico Bezerra, Dominguinhos, Chico César e Valtinho do Acordeon.”.

Queiroga lembra que sempre procurou ouvir e observar os descendentes musicais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e daí veio o interesse de escrever sobre o compositor e sanfoneiro Pinto do Acordeon. 

“Lembro-me que a primeira vez que assisti Pinto cantar foi no ano de 1983, em Pombal. Naquele dia, já me chamou atenção. Com o tempo, me tornei pesquisador da música de raiz do Nordeste e amigo de Pinto do Acordeon, encontrei nele um poeta, um compositor e um cantor muito ligado as suas origens”, reforçou.

O livro de Onaldo começa com uma entrevista longa que ele fez com o personagem que lhe conta muita coisa de sua vida. “Também há o registro de depoimentos de artistas que pessoalmente entrevistei. Ressalta-se, ainda, que há um capítulo onde detalho uma visão sobre a criação de diversas músicas de Pinto, demonstrando o lado versátil do compositor, mostrando o aspecto ideológico, político-social, de protesto, ecológico, cotidiano, etc”.

Tradicionalmente, os saraus do TCE-PB prestam homenagem de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido por pessoas que colaboram, efetivamente, para a cultura do Estado.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário