UNEB CELEBRA 15 ANOS DO PPGEcoh COM ENCONTRO QUE UNE CIÊNCIA E NATUREZA NO SEMIÁRIDO

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB, Campus III, se prepara para sediar o 1º Encontro de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH). Celebrando 15 anos de existência, o evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto com uma programação que une a solidez da pesquisa acadêmica à rica cultura local.

O PPGEcoH nasceu a partir de uma formação Lato Sensu criada em 2004 no Campus VIII, em Paulo Afonso, e amadureceu com importantes parcerias junto a instituições como USP, UnB e Unicamp. Seu grande diferencial foi o deslocamento estratégico do debate científico para o interior do Nordeste, preenchendo uma lacuna de pesquisas na região e focando na Caatinga, bioma exclusivo do semiárido brasileiro com características ecológicas singulares. O programa estuda as complexas relações — míticas, simbólicas, utilitárias e religiosas — que os seres humanos estabelecem com o meio ambiente.

Para o professor Dr. Carlos Alberto, coordenador do PPGEcoH, o encontro é um marco fundamental. "são muitas vitorias ao longo de 15 anos", destaca. "Mais de 180 mestres e mais de 30 doutores formados. A assembleia dos docentes do programa vai avaliar nossa trajetória e propor metas para o quadriênio capes que iniciamos em 2025 e irá até 2028. Nossa meta principal é continuar prestando um serviço de excelência na formação de profissionais em Ecologia Humana para atuar nos mais diversos setores da sociedade. Além de termos um momento com nossos discentes, que são a razão existência do Programa."

A programação do encontro é um reflexo da proposta do programa. Além das palestras e debates no Campus III, o evento contará com um momento cultural e um passeio de barco pelas águas do Rio São Francisco, proporcionando aos participantes um intercâmbio científico e uma experiência imersiva na realidade da região.

Mais informações sobre o evento e a programação podem ser acessadas nos perfis do Instagram @unebdtcs3 e @ppgecoh.

(Fonte: André Amorim - Jornalista-Núcleo de Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário