IRANILDO MOURA LEAL UM ARTISTA PETROLINENSE

 O petrolinense Iranildo Moura Leal, 78 anos é artista plástico e colecionador de raridades. Entre o acervo de Iranildo está uma amostra de fotos antigas da cidade de Juazeiro e Petrolina. O blog destaca a ponte Presidente Dutra e a linha do trem e o Rio São Francisco em tempos de cheia.

Nas ruas, o asfalto substituiu as pedras e o chão batido de terra que faziam parte do cenário de antigamente. Os poucos casarões e prédios históricos que restaram remontam uma época que ficou na memória apenas dos petrolinenses mais antigos. Mas quem quer conhecer mais sobre a história da cidade pode recorrer ao acervo do Arquivo Histórico de Iranildo Moura.

Iranildo possui cerca de 3 mil filmes, incluíndo a história de Lampião. Discos vinil de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos entre outros.

Iranildo Moura Leal nasceu em Petrolina, Pernambuco. A infância e adolescência foi vivida na beira do Rio São Francisco. Quando criança viveu em Casa Nova, Bahia. Ali entre os 8 anos e 12 anos conta que vivia olhando os barcos, os vapores que navegavam no rio São Francisco. "Entao comecei a pintar e fazer quadros. Expressar a natureza e a vida através da pintura", conta Iranildo.

EM 2019 o site oficial do cantor e compositor Roberto Carlos, um dos artistas mais populares da América Latina destacou quadros presenteados a Roberto Carlos por Iranildo Moura na década de 70. "Fiquei muito gratificado. Sem palavras tamanho o orgulho". Iranildo conta que até hoje é um dos privilegiados quando o cantor Roberto Carlos faz show em Petrolina e não foi diferente agora em 2025, estive prestigiando o cantor. 

Em contato com a REDEGN, Iranildo lembrou de uma exposição realizada na Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, Juazeiro. "Em 2019, a a Exposição Luiz Gonzaga 30 anos de Saudades foi promovida pela Biblioteca do Campus III e teve como objetivo manter um diálogo com a comunidade acadêmica, alunos e público em geral provocando o interesse pela leitura e saberes", disse Iranildo.

A EXPOSIÇÃO do artista plástico Iranildo Moura Leal é composta por sete quadros com pinturas sobre tela e retrata Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e paisagens tipicamente sertanejas. Para o artista plástico Iranildo Moura a arte não é profissão é sentimento. “É o desenvolvimento do interior que se torna universal e é como o amor ilimitado. Se a alma é arte então sou artista e agradeço a UNEB a oportunidade de mostrar o meu trabalho”, disse.

Na época o bibliotecário e mestre em Ciência da Informação e doutor em Ecologia Humana Regivaldo Silva (Régis) explicou que as telas pintadas pelo artista plástico Iranildo Moura chamara a atenção dos visitantes.

 “Primeiro em nome da diretoria da Uneb agradecemos a sensibilidade do artista Iranildo Moura. A proposta foi trazer um pouco de conhecimento, cultura e arte para a UNEB. A Biblioteca produz  atividades além dos livros, da leitura que já oferecemos. Nosso objetivo é trazer histórias positivas do convívio com o sertão para que eles possam passar essas informações sobre os ícones da história a partir do Nordeste para a geração que hoje muitas vezes não conhece", disse Regis.

Nenhum comentário

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário