FESTIVAL DE FORRÓ DA CHAPADA-MUCUGÊ, BAHIA, ACONTECE ENTRE OS DIAS 12 A 15 DE OUTUBRO

Entre os dias 12 e 15 de outubro, será realizado o Festival de Forró da Chapada, na cidade baiana de Mucugê. Segundo os organizadores, o evento acontece para comemorar o aniversário do sanfoneiro Targino Gondim, que estará presente no festival.

A programação musical contará com nomes mais conhecidos do ritmo da cultura gonzagueana e brasileira com novos talentos do forró. As apresentações, cujas atrações ainda não foram divulgadas, serão abertas ao público.

O Festival de Forró da Chapada pretende estimular a produção e valorização musical dentro do forró. A ideia dos realizadores é manter o compromisso com as raízes culturais, promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes.

"A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos".

O festival reúne pessoas de todas as regiões do Brasil. A professora Luana Carvalho e a bióloga Ana Vartan já confirmaram presença. Em todos os eventos elas viajam até o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia, por compreenderem que a sanfona é o maior simbolo cultural presente na obra de Luiz Gonzaga. Ana Vartan é de Exu, terra de Luiz Gonzaga,  Pernambuco distante mais de 850 km de Mucugê. Luana Carvalho viaja de Sento Sé, Bahia.

"Além do forró todos os que vão para o festival retornam pois a cidade de Mucugê é encantadora com a sua arquitetura e riquezas culturais", afirma Luana Carvalho.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário