ARTE, TRADIÇÃO E PATRIMÔNIO SÃO DESTAQUES NA 24 EDIÇÃO MOSTRA CARIRI DE CULTURAS

A região do Cariri cearense é reconhecida por ser uma vitrine de costumes e tradições onde a cultura pulsa intensamente. Neste contexto, o Sesc Ceará realiza, há mais de duas décadas, um dos principais encontros culturais do País: a Mostra Cariri de Culturas. Este ano, o evento acontece no período de 26 a 30 de agosto, com ações em 28 municípios da região do Cariri e na cidade de Iguatu, no Centro-sul do Estado.

Com foco no patrimônio paleontológico, a mostra promove a difusão de saberes, tradições e arte, além de atuar também para fortalecer o movimento de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, iniciada pelo Sesc Ceará, em 2019. O evento reúne pesquisadores, artistas e público em torno de apresentações, ações formativas e mesas de debates que incentivam as manifestações artístico-culturais desses territórios criativos.

Estruturada em sete linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais e Patrimônio, a 24ª edição da Mostra conta com a participação de 190 grupos/artistas, além de 110 grupos de tradição popular da região do Cariri, entre reisados, maracatus, bacamarteiros, cordelistas, repentistas, cocos e bandas cabaçais, entre outras manifestações artístico-culturais.

Abrindo as cortinas, no dia 26/08, o grupo Titãs realiza o show de abertura no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato, a partir das 20h. A apresentação reúne criações que vão desde alguns singles da ópera rock Doze Flores Amarelas, como “A Festa”, “Canção da Vingança”, “Doze Flores Amarelas” e “É Você”. 

O repertório ainda conta com os grandes sucessos do grupo paulistano, como "Epitáfio", "Flores", "Sonífera Ilha", "Pra Dizer Adeus" e muitos outros. Já no dia 30/08, o show de encerramento fica a cargo dos artistas João do Crato e Cleivan Paiva. João do Crato possui uma carreira de mais de 40 anos - performático, multiartista, o artista vai das Lapinhas e Dramas Populares ao Rock'n Roll, apostando na irreverência como marca registrada.

Já Cleivan Paiva tocou com nomes de grande repercussão, como Hermeto Pascoal. O artista possui três álbuns em sua carreira solo: “Guerra e Paz”, “Cleivan Paiva” e “Sonhos do Brasil”, além de ter tocado em festivais de grande repercussão por todo o país e compor a trilha sonora original de filmes como: “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” e “A Saga do Guerreiro Alumioso”, o show acontece às 17h, na Praça Siqueira Campos, no Crato.

Um dos destaques desta edição é a inauguração do Museu Orgânico Oficina de Corrinha Mão na Massa, no dia 27/08, em Missão Velha. Este será o 10º Museu Orgânico de uma rede de fomento à tradição. A ceramista Socorro, ou Corrinha Mão na Massa, apelido que ganhou ainda criança, transformou seu dom em profissão e se orgulha da força da terra que entrelaça sua história. O projeto do Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, valoriza o saber popular, transformando a casa de artistas e mestres da cultura em lugar de memória.

Desde 2017, o Sesc realiza a ação “Pensando Verde na Mostra” proporcionando discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 27 a 30/08, na Praça da Sé, na cidade do Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental no Museu Orgânico Casa dos Pássaros, em Potengi.

Também durante a programação, será realizada a 3ª edição do Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, tendo como tema a Riqueza paleontológica da bacia geológica do Araripe. Os encontros acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Geopark Araripe. Entre os participantes, estão os professores e pesquisadores Allysson Pinheiro, Edenilce Batista, Eduardo Guimarães e Patrício Melo.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário