ASSOCIAÇÃO CAATINGA É DESTAQUE COM PROGRAMA DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO CEARÁ E NO PIAUÍ

A TV Globo através do Globo Repórter de ontem sexta-feira (5) mostrou o trabalho da Associação Caatinga na restauração florestal no Ceará e no Piauí

O Globo Repórter contou a história do agricultor Raimundo Soares, Crateús (CE) que realizou o sonho de ver seu terreno localizado no meio da Caatinga totalmente reflorestado com o apoio do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa da Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental.

Ainda em Crateús, a equipe do Globo Repórter esteve na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela Associação Caatinga desde 2000, para mostrar o trabalho de restauração do bioma, e acompanhou o plantio de cinco mil mudas nativas realizado por meio do projeto NCC.

A Reserva Natural Serra das Almas é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús-CE e Buriti dos Montes-PI.  Ela resguarda quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. O espaço também oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes. Além disso, o local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do entorno.

A Serra das Almas também contribui significativamente com a biodiversidade da Caatinga, pois evita o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca quase 600 mil toneladas de carbono, além de sequestrar, anualmente, mais de 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.

O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está na quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda para a população do semiárido. O projeto, que surgiu em 2011, gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida do sertanejo, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário