SEMINÁRIO REGIONAL DA PESCA É REALIZADO EM JUAZEIRO BAHIA NESTA SEXTA (10)

Nesta sexta-feira (10), foi realizado o Seminário Regional da Pesca na Câmara Municipal de Juazeiro, Bahia. O seminário tem o objetivo qualificar e  capacitar os dirigentes das entidades de pesca ao Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira – SisRGP 4.0

Além dos dirigentes de várias entidades, o seminário contou com a presença do presidente da colônia Z - 60, e anfitrião Domingos Sousa Filho, abrangendo todas as entidades de pesca da região norte. 

O evento tem o suporte da associação de apoio ao desenvolvimento social sustentável @ongmandacaru, e o apoio dos deputados Josafá Marinho estadual e Raimundo Costa federal.


HISTÓRICO: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou em junho o novo Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) para realizar o cadastramento e recadastramento dos pescadores profissionais de todo o país.

Com o sistema, os pescadores poderão realizar o cadastro ou atualizar a situação profissional de forma on-line, além de dar início à regularização dos que estão exercendo a atividade de pesca por meio de protocolo.

O cadastramento e recadastramento serão realizados por etapas, conforme cronograma da Secretária de Aquicultura e Pesca do Mapa. 

Todo o procedimento será realizado de forma 100% on-line pelo Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira - SisRGP 4.0.  

O novo sistema é mais seguro, rápido e permitirá o cruzamento de dados, o que beneficiará os profissionais da pesca, combaterá as fraudes e permitirá a desburocratização do processo e a garantia a direitos, como o recebimento do seguro-defeso.

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou cerca de 70% de fraude no seguro-defeso e explicou que o novo sistema cancelará os registros fraudulentos e evitará novas entradas com o objetivo de lesar os cofres públicos.

O pescador deve acessar o sistema SisRGP 4.0  e criar uma conta no GOV.BR, optando obrigatoriamente por uma das opções de login: validação facial no aplicativo Meu GOV.BR; Internet Banking; ou Certificado digital.

Após o login, o pescador deve acessar o serviço CREATE pescador. O pescador que já tiver conta no GOV.BR, deve acessar o serviço REAP Pescador Profissional.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário