RIO SÃO FRANCISCO E A EXPLORAÇÃO DOS MEGAS PROJETOS É TEMA DE RODA DE CONVERSA NESTA QUINTA-FEIRA (02)

Rio São Francisco e a exploração dos megas projetos. Este é o tema da Roda de Diálogo que acontece nesta quinta-feira (02), no canal youTube da Pastoral da Comunicação da Diocese de Floresta e TV Raízes da Cultura.

A live tem início às 18h30. O Bispo de Juazeiro dom Beto Breis participa do evento. A live também contará com a presença do bispo de Palmeira dos Indios, Alagoas, Dom Manoel Filho, Dom Gabriel Marchesi, bispo diocesano de Floresta e dom Vitor Agnaldo, Bispo de Propriá-Sergipe.

Populações tradicionais, ambientalistas e ativistas da região da bacia do rio São Francisco continuam promovendo mobilizações e ações que têm o objetivo de alertar para os perigos que ameaçam a permanência de um dos rios mais importantes do Brasil: o Rio São Francisco. 

A TV Raízes da Cultura e a Pastoral da Comunicação da Diocese de Floresta estão promovendo "Roda de Diálogo" para discutir e alertar sobre a possibilidade de instalação de uma Usina Nuclear em Itacuruba, Sertão de Pernambuco, fazendo uso das águas do Rio São Francisco.

Em 2018, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lanou uma Cartilha Ecológica do Rio São Francisco, que descreve o Rio e seus afluentes, além de mostrar o que ocasiona sua morte. O livro propõe que ações concretas sejam assumidas com o objetivo de reverter esse processo. 

O texto que foi escrito por muitas mãos, teve a finalização de Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo da Diocese de Barra, que em um momento de sua vida, chegou a fazer greve de fome em defesa do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó/PE. Na época, seu protesto era a favor da revitalização do rio.

O livro é considerado como um material didático, acessível ao povo e que pode ser usado também nas escolas e direcionada ao povo beiradeiro, aos professores, aos lideres de comunidade. A intenção é que o povo a conheça para que tomem uma consciência cada vez mais profunda dos problemas que afetam o Velho Chico. 

ITACURUBA:  A escolha de Itacuruba, Pernambuco para a implantação de uma Usina Nuclear se deu através do Plano Nacional de Energia 2030. Construído pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e lançado em 2007, prevê um investimento de R$ 30 bilhões para a construção de seis reatores com capacidade de produção de 6.600 megawatts. A área de instalação está localizada no Sítio Belém de São Francisco, distante 8 km de Itacuruba, e pertence à Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário