PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DAS FLORES INICIA COM FORTE CALOR EM JUAZEIRO E PETROLINA

A primavera começa hoje, dia 22 de Setembro, às 16h21min, quando o Sol estará exatamente na linha do Equador, e quando os dias e noites têm o período de tempo igual, tanto no hemisfério norte, quanto no sul.

É a estação característica da floração de algumas vegetações, sendo a estação mais seca e quente no sertões da Bahia e Pernambuco, onde as temperaturas do ar, na sombra, podem atingir valores acima de 38°C, e a umidade relativa do ar valores abaixo de 20%.

Neste último caso, a APAC envia Aviso de Baixa Umidade do Ar para a região específica.

No Agreste, as temperaturas do ar podem ser superiores a 34°C. Na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, os valores ultrapassaram os 32°C. Ressaltando que, devido à alta umidade do ar, a sensação de calor na Região Metropolitana do Recife é bem maior do que a temperatura medida nos termômetros.

Semana passada a defesa civil fez um alerta em função da baixa umidade relativa do ar. A umidade em Juazeiro e Petrolina deve ficar variando entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.

Nesta época do ano, na qual a seca é predominante, casos de virose são comuns na população.

O médico especializado em doenças infecciosas Hemerson Luz explica que o tempo resseca a mucosa nasal e facilita o aparecimento de algumas patologias, como alergias e crises de bronquite. Além disso, gripes e resfriados aumentam, pois ficam mais fáceis de serem transmitidos. 

“O vírus do resfriado, quando chega na mucosa, e ela está ressecada ou irritada, fica mais difícil de ter uma defesa local”, pontua.

Hemerson explica que com o tempo seco, há uma menor dispersão de poeiras e poluentes, que ficam mais concentrados na atmosfera. Isso pode causar irritação nas vias respiratórias, levando pessoas a terem crises de rinite. No entanto, esse quadro pode piorar e evoluir para casos mais graves, como bronquite.

Os sintomas iniciais são aqueles mais comuns, que hoje podem ser confundidos com o novo coronavírus. Coriza, dor de garganta e dor de cabeça estão entre as reclamações mais recorrentes. Mas é preciso ficar alerta, porque esses sintomas podem ser sinais de doenças perigosas como pneumonia ou sinusite. Caso haja persistência na febre por mais de 48h, ou se as vias nasais ficam comprometidas por alguma secreção, uma piora no quadro pode ter ocorrido.

Além das dores de cabeça e febre, se cansaço ou fadiga forem constatados, a recomendação é procurar o pronto socorro mais perto. O médico ainda ressalta que é comum nesse período, com quedas na temperatura, as pessoas tomarem menos água, gerando desidratação. A secura, alerta ele, afeta mais crianças e idosos.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário