V ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA PROMOVE LIVE AGROECOLOGIA MEU REMÉDIO É MEU ALIMENTO

O tradicional e conhecido ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA termina neste domingo (26). O evento que reúne Adeptos de práticas e culturas milenares que ainda persistem fortemente no interior do Nordeste, e que há cinco anos se reúnem na Chapada do Araripe para trocarconhecimentos, neste ano de 2021 aconteceU virtualmente.

No Encontro Saberes da Caatinga, parteiras, rezadores e raizeiros de Pernambuco, Ceará e Piauí fortalecem suas práticas de nascimento e cura, ligadas à natureza, e abrem espaço precioso para a partilha desses conhecimentos com o público interessado.

Diante do contexto da pandemia em 2021 o evento é realizado virtualmente e conta com a presença de importantes mestras e mestres dos saberes e práticas de cura de nosso Estado de Pernambuco.

O Encontro é construído com o objetivo de fortalecimento e visibilização de nosso patrimônio imaterial acerca da cura comunitária e do planeta, contribuindo para o enraizamento, fortalecimento da memória e propagação dos processos de cuidados e curas no dia a dia, é realizado pela Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe com apoio de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O Evento que já pertence ao calendário anual dos mestras e mestres protagonistas tornou-se um espaço e movimento de incentivo e manutenção de práticas de cura tradicionais que não dependem do sistema biomédico. 

Segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Islândia Sousa: “O encontro reforça a política de práticas integrativas e complementares instituída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Essas práticas são caracterizadas pela Organização Mundial de Saúde como Medicina

Tradicional ou Medicina Complementar. Esse termo significa um conjunto diversificado de ações terapêuticas que difere da biomedicina ocidental, incluindo práticas manuais e espirituais, com ervas, partes animais e minerais, sem uso de medicamentos quimicamente purificados”.

“As práticas trabalhadas e saberes compartilhados durante o encontro, no âmbito da conservação da sociobiodiversidade, relacionam-se diretamente com objetivos de criação da APA Chapada do Araripe, como incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional, além de assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida das populações residentes na APA e no seu entorno", ressalta Flávia Domingos da APA Chapada do Araripe.

O evento é  apoiado pela Coordenação Geral de Populações Tradicionais (DISAT/ICMBio) através do Projeto PNUD, e contou com o envolvimento da APA Chapada do Araripe, ESEC Aiuaba, Flona Araripe-Apodi e Flona Negreiros. Para Antônio Alencar, um dos idealizadores e organizadores do Encontro e também analista ambiental do ICMBio Antônio Alencar, da Flona Negreiros: “Devemos incentivar o conhecimento da sabedoria ancestral de cura”, explica.

Por tanto, entendendo a importância de nos mantermos vivos e em busca de saúde neste mundo, realizar um encontro de visibilização de práticas de cuidados e cura como é o ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA é seguir fomentando um mundo direcionado para um bem viver coletivo.

“É chegado o momento de não arrefecermos e nos fortalecermos com o que temos de tão precioso guardado e vivo nas nossas histórias e experiências de vida: a cura e o cuidado. É tempo de reflorestar-nos, no sentido de quem realmente somos, de olharmos para as nossas experiências de vida que nos trouxeram até aqui, pro nosso cotidiano e maneiras de viver neste mundo”, afirma Marília Nepomuceno, cientista social e colaboradora do Encontro.

O V ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA acontece online entre os dias 23, 24, 25 e 26 de Setembro de 2021, com a temática “Meu remédio é meu alimento”.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário