NÚCLEO DE ECOJORNALISTAS DEBATE A COBERTURA SOBRE A SECA E A CRISE HÍDRICA

A complexidade da cobertura jornalística bem como causas, atores envolvidos e consequências da crise hídrica no Brasil serão debatidas na Terça Ecológica em 28 de de setembro de 2021. As jornalistas  Isis Nóbile Diniz, responsável pela comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e Sucena Shkrada Resk, fundadora do Blog Cidadãos do Mundo são as convidadas para desenvolver o tema “Crise hídrica em pauta: como a seca do século aparece no jornalismo?”.

 Na mediação do encontro, duas participantes do Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS), promotor do evento, em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq-UFRGS), jornalistas Cláudia Herte de Moraes e Míriam Santini de Abreu.

Em junho de 2021, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou a situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados do Brasil. Divulgada como a pior crise em 91 anos, a escassez de chuvas leva aos níveis críticos de abastecimento dos reservatórios, pressionando com maior demanda por energia de outras fontes, especialmente das termelétricas, o que resulta em aumentos do custo da energia aos usuários.

 No entanto, não é a primeira vez que o Brasil passa por escassez, secas e problemas associados, com destaque para a crise de 2001. Voltam ao cenário brasileiro as medidas de racionamento e até mesmo o chamado “fantasma” do apagão daquele ano.

Neste contexto, é importante debater de que forma o jornalismo trata a questão da água - um bem comum e imprescindível para a vida. Geralmente, o enfoque é priorizado como “recurso energético”, porém é preciso entender a complexidade da pauta, que tem relação direta com as mudanças no regime de chuvas, o uso e distribuição de água em diferentes setores sociais e econômicos, bem como a necessidade de transição para ampliação e geração com outras energias limpas que possam estar dentro de um plano de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Ou seja, não deveria ser apenas uma pauta pontual. 

A Terça Ecológica é transmitida pelo Canal do Youtube da EcoAgência de Notícias Ambientais. Siga o canal https://www.youtube.com/ecoagencia e ative o sininho para receber a notificação dos eventos do NEJ-RS.

Convidadas: Isis Nóbile Diniz - Jornalista com pós-graduação em divulgação científica pela ECA/USP, especializada em marketing pela FGV e radialista pelo Senac com 15 anos de experiência na área ambiental. Bolsista de divulgação e disseminação científica do CNPq (2018-2019). Com mais de 20 anos de experiência em comunicação multimídia, é responsável pela comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

Sucena Shkrada Resk - jornalista formada pela PUC-SP (1988-1991), com pós-graduação lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade (2009) e em Política Internacional (1998), pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Já atuou em redações e também em consultoria e assessoria de comunicação. É criadora do Blog Cidadãos do Mundo (www.cidadaosdomundo.webnode.com) e dos Programas Vozes dos Biomas e do Eu, Nós e Nosso Meio Ambiente Webdoc, que desenvolve em seu canal.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário