JUAZEIRO E PETROLINA SEDIAM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ECOLOGIA HUMANA


A Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (Sabeh) irá realizar a XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana, evento promovido em formato virtual entre os dias 17 e 23 de outubro.

Com sede em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, essa é apenas a segunda edição organizada no Brasil. Dessa vez, o tema das discussões é: "Dinâmicas sociais e desafios globais: o papel da Ecologia Humana em um mundo em constante transformação". 

As inscrições para participação, através de lançamento de livro, apresentação de trabalho audiovisual ou apresentação oral de artigo ou pôster, estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas online (https://www.even3.com.br/xxivshe/).

Os interessados em levar suas produções para o evento deverão, na primeira etapa, cadastrar um resumo, que será avaliado pela organização. Se aprovado, o trabalho completo precisa ser enviado até 18 de setembro. No caso dos vídeos, é necessário haver legenda em inglês. 

De acordo com Gustavo Negreiros, presidente da Sabeh e coordenador da Conferência, mesmo quem não é ligado ao meio acadêmico pode participar. "A Ecologia Humana permeia diferentes concepções de mundo, pensando as relações do homem com o meio, a natureza, a sociedade. E tem muitas pessoas que praticam isso no seu dia a dia sem estar nas universidades", defende.

Segundo Negreiros, a Ecologia Humana é uma área de estudos abrangente. "A gente faz uma análise sistêmica da complexidade daquilo que nos faz humanos. Tentamos entender as dinâmicas das relações com o nosso meio físico, social, econômico, espiritual", explica o coordenador. Assim, as discussões envolvem temáticas como política, meio ambiente, economia e cultura, entre outras.

A escolha do tema principal da Conferência também tem relação com a abrangência da Ecologia Humana e sua importância, especialmente após a Covid-19. "Quando veio a pandemia, discutimos se ela é reflexo das nossas relações, de um mundo que se transforma de formas drásticas. Por isso, entender a dinâmica e complexidade desses tempos e aprender uma forma de trabalhar com eles tem a ver com a busca por uma vida melhor", afirma Negreiros.

O Vale do São Francisco é uma região em que essas discussões estão ainda mais presentes. A própria Sabeh foi fundada no município de Paulo Afonso-BA, onde o Mestrado em Ecologia Humana da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi criado. Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana (PPGEcoH) é sediado em Juazeiro e, além do Mestrado, oferta o primeiro curso de Doutorado na área em toda a América Latina. 

Além disso, a presença de populações tradicionais na região, como indígenas e quilombolas, em um ambiente marcado pelo rio São Francisco e por grandes empreendimentos, chama a atenção dos estudiosos. 

"Quando olhamos para as discussões entre as diferentes tradições e populações humanas que aqui vivem e os projetos desenvolvimentistas, como as hidrelétricas, o agronegócio e, recentemente, a usina nuclear e a mineração, vemos um ambiente propício para discutir o que somos e como lidar com isso. É preciso também entender as relações das pessoas com o rio, seja por uma visão espiritual, como fonte de sobrevivência ou como recurso natural", explica Gustavo Negreiros.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário