IPUEIRA: AREIA, PARAÍBA SE DESTACA NA PRODUÇÃO DE CACHAÇA

A publicação ‘A Cachaça no Brasil: Dados de Registros de Cachaças e Aguardentes’, divulgado pelo Ministério da Agricultura na última terça-feira (6), revelou que a Paraíba aumentou em 21% o número de estabelecimentos produtores de cachaça e está entre os dez estados que mais produzem a bebida, ocupando a sétima posição.

A publicação destacou que o município de Areia ganhou destaque no cenário nacional e ainda ressaltou o título de Capital Paraibana da Cachaça, conferido por meio da Lei nº 11.873/21.

O anuário apontou que o município de Areia ganhou destaque no cenário nacional galgando posições entre os estabelecimentos produtores de cachaça, somando um total de nove estabelecimentos, assim como o município de Alto Rio Doce, em Minas Gerais, que possui a mesma quantidade de estabelecimentos.

No que diz respeito à produção, a publicação ‘A Cachaça no Brasil: Dados de Registros de Cachaças e Aguardentes’ identificou que a Paraíba ocupa o 11º lugar, mas a colocação indica ainda um ganho no número de posições, já que saiu do 16º lugar.

O Nordeste brasileiro está em segundo lugar no ranking regional, o que corresponde a 14,5% e 138 produtores de cachaça.

Em linguagem indígena, a palavra Ipueira, significa ‘terra alagada’, em alusão aos solos férteis e úmidos”. O empresário e técnico agrícola, Ricardo Araújo Feitosa, faz questão de ter uma produção limitada, mas com alta qualidade.

Quando conversamos com qualquer um dos envolvidos direta ou indiretamente no processo de fabricação da Ipueira, a resposta soa como um mantra: “O processo de produção da cachaça artesanal é custoso e cheio de detalhes – uma verdadeira obra de arte”. Em 2013 a Cachaça Ipueira ganhou o prêmio da associação dos Químicos da Paraíba em parceria com o Sebrae, ficando entre as três melhores cachaças do Estado”.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário