COVID-19: CIDADES DA BAHIA NEGAM APLICAÇÃO DE DOSES VENCIDAS DA ASTRAZENECA

Prefeituras de cidades baianas negaram que tenham aplicado doses vencidas da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada após pesquisadores apontarem, nesta sexta-feira (2), que 26 mil doses vencidas desta vacina foram aplicadas no Brasil.

As prefeituras de Salvador, Vitória da Conquista e Juazeiro se posicionaram sobre o caso. 

De acordo com os pesquisadores, o levantamento foi feito com base no cruzamento de dados oficiais do governo federal e apontam que os lotes mencionados constam no Sistema Único de Saúde (SUS).

As prefeituras citadas, no entanto, atribuem o resultado do levantamento a falhas na inclusão de dados no SUS, que recebeu anotações com atraso de até dois meses.

Além das prefeituras, o Governo da Bahia emitiu uma nota por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O governo disse que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios baianos.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescentou ainda que pode também ter acontecido erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

Salvador: Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, não há ocorrência de aplicação de doses vencidas na capital baiana. A cidade recebeu dois dos lotes apontados pelos pesquisadores – Lote CTMAV506 / Lote 4120Z005 – e todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.

A SMS ainda destacou que a coordenação de imunização do órgão identificou episódios de equívocos relacionados ao lançamento de dados no sistema da estratégia, ou seja, a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e apenas no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina.

A pasta também afirmou que tem utilizado todas as ferramentas para minimizar possíveis falhas no processo de imunização contra a Covid-19 na cidade.

Vitória da Conquista: Quem também negou a aplicação de doses vencidas da AstraZeneca foi a prefeitura de Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do estado, localizada na região sudoeste.

De acordo com a SMS de Vitória da Conquista, o lote de vacinas AstraZeneca/Oxford de número 4120Z-005, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido no município em 24 de janeiro e utilizado antes do vencimento.

Ainda assim, a SMS orienta que, para tirar a dúvida, as pessoas podem conferir no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas.

A Diretora de Vigilância em Saúde de Vitória da Conquista, Ana Maria Ferraz, informa que está sendo averiguado o motivo pelo qual o lote mencionado ainda consta no sistema.

Juazeiro: A prefeitura de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, informou, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que as doses do lote 4120Z005, com vencimento para o dia 14 de abril foram do primeiro lote recebido pelo município.

A reportagem é de Natally Acioli, G1 Bahia.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário