ANTÔNIO CONSELHEIRO SERÁ TEMA DE DEBATA NA QUARTA EDIÇÃO DA SÉRIE GRANDES PERSONALIDADES DA HISTÓRIA DO NORDESTE

Antônio Vicente Mendes Maciel (1830–1897), o Antônio Conselheiro, será tema de debate na quarta edição da série “Grandes Personalidades da História do Nordeste".

A etapa do projeto da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), marcado para a próxima quinta-feira (9), vai contar  com o historiador José Nivaldo Junior, na palestra “Antônio Conselheiro: o revolucionário conservador”, cuja mediação ficará a cargo do jornalista Marcelo Abreu. A transmissão acontece no canal oficial da instituição pernambucana no YouTube, às 17h.

Para Nivaldo Junior, o Conselheiro desafiou a ordem estabelecida inspirado pelo comunismo do Cristianismo dos primeiros tempos. “Seu discurso, aparentemente retrógrado, não era mais retrógrado do que a realidade social da região no final do século 19”.  

“Ele não foi de jeito nenhum maluco ou fanático. É difícil rotular uma pessoa que era ao mesmo tempo ponto de convergência e irradiação dos grandes contrastes da sua época e do seu lugar”, completa.

Autor do best-seller internacional Maquiavel, o Poder: história e marketing (2012), José Nivaldo Junior destaca que tanto o filósofo europeu, quanto o personagem nordestino foram intérpretes das contradições do seu tempo e lugar.

“As semelhanças param aí. Maquiavel mostrou o universo da política como ela é. Não pretendia mudar o mundo e sim explicar. O Conselheiro usava a política para mudar a vida, oferecer opção e esperança para as pessoas

Serviço: Grandes Personalidades da História do Nordeste — edição IV
Palestra: Antônio Conselheiro: o revolucionário conservador
Quinta-feira, (9), 17h, no canal da Fundaj no YouTube
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário