Lucy Alves, uma mulher sanfoneira a serviço da valorização da cultura brasileira

Cantora, compositora, sanfoneira e atriz são muitos os títulos que podem ser dados à paraibana Lucy Alves. Natural de João Pessoa, a artista encantou o Brasil com a participação na segunda temporada do reality show The voice Brasil, em 2013, e depois com atuação na novela Velho Chico. 

Antes dos holofotes, já cantava há mais de década a força e o sotaque do povo nordestino, valorizando ritmos tradicionais como o baião, xaxado e o coco e mesclando com referências globais do pop e reggae. Recentemente participou da websérie Orquestra Sanfônica de Exu, projeto que homenageou o ícone maior Luiz Gonzaga na terra natal, ela reverencia os mestres e abre novas possibilidades para a sanfona na música brasileira. 

Na varanda da casa que pertenceu ao Rei do Baião, em Exu, Lucy recorda a presença de Gonzaga em sua memória afetiva: “Por causa da minha família, que foi muito responsável pelo meu gosto musical, comecei a escutar Luiz Gonzaga desde nova”. O interesse pela sanfona surgiu com a formação do grupo familiar Clã Brasil, no início dos anos 2000. Na formação, as irmãs Lucyane, Laryssa, Lizete e a mãe Maria José, além do pai, José Hilton, e dois amigos. “Aí, pensei ‘ah, então vou aprender sanfona’. Peguei o instrumento do meu tio emprestado e me apaixonei”. Com o grupo, gravou seis discos e dois DVDs, entre 2002 e 2015.

Surgiram as primeiras viagens e a oportunidade de conhecer os mestres da música. “Tive a oportunidade de conviver com Dominguinhos, Sivuca e Marinês. Ela fez parte da trupe, da dinastia do forró junto com Luiz Gonzaga”, comenta, sobre uma das principais referências musicais, com quem gravou um DVD (Clã Brasil ao vivo, de 2006). Entre mestres com quem conviveu, estão Pinto do Acordeon, Oswaldinho do Acordeon, Quinteto Violado, Marcos César e Alceu Valença - fez turnê nacional com ele no projeto Pixinguinha e se apresentou no Festival Internacional da Sanfona. 

Uma das poucas sanfoneiras nos palcos, ela tem esperança de ver o instrumento popularizado no futuro. “Ainda bem que esse número de mulheres vem crescendo. A sanfona já não é fácil para um homem em tudo: carregar, para manusear... É um instrumento pesado. Às vezes eu acho que isso assusta, mas a gente gosta, né?”. Ela acredita que, para a mulher, empunhar a sanfona no peito é mais do que simplesmente amor pela música. É um ato representativo: “Eu adoro tocar sanfona e a gente vem quebrando essa história. Acredito na mulher instrumentista, a mulher enquanto artista na sociedade e a sanfoneira”.

Fonte: Diário de Pernambuco-Alef Pontes
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário