Xangai o cantador de brasilidades

O escritor José Lins do Rego, escreveu para um jornal,  na sua coluna "Homens, Coisas e Letras", que "Luiz Gonzaga trouxe uma novidade á música brasileira. Trouxe o sentimento melódico das extensões sertanejas de léguas tiranas, da asa branca, do gemer dos aboios. As tristezas dos violeiros se passaram para sua sanfona"...A alma brasileira está em Luiz Gonzaga.

Lembrei isto ao escutar um baião na voz de um dos seguidores de Luiz Gonzaga: Xangai. O nome de batismo é Eugênio Avelino, um ex-vaqueiro que nasceu no trecho baiano do Vale do Jequitinhonha. Conhecido por Xangai –nome ele recebeu dos freqüentadores da sorveteria que trabalhava em Minas Gerais de propriedade do pai –tem na inspiração a sua própria realidade e gosta de cantar músicas também de Cartola, Dorival Caymmi e Jackson do Pandeiro.

O artista aprendeu a cantar com vaqueiros e cantadores da região, influência que permeou sempre a sua obra. Filho e neto de sanfoneiros teve seu primeiro disco foi lançado em 1976 pela gravadora CBS, mas depois seguiu uma carreira independente, desvinculada das grandes gravadoras.

Cantador, trovador e violeiro, Xangai, com sua voz interpreta composições próprias e adaptações do folclore nordestino, em ritmo de xote, coco e toada.

Xangai é um dos melhores cantores da música brasileira. José Carlos Capinam diz que Xangai tem "canto e voz que parecem ter estudo que não tiveram. Foi ouvindo rádio e auto-falante, aboios, riachos e acauãs que ficou com esse afino de voz". 

Xangai é nosso cantador de brasilidades.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário