"Tudo caminha para desaparecer": Como salvar o Rio das Velhas afluente do Rio São Francisco

Ao longo de seus 850 quilômetros de extensão, o Rio das Velhas se encontra em estado de penúria. Situação que se repete em outras regiões de Minas Gerais, onde córregos, ribeirões e riachos estão secos ou secando

Todos os dias, ao olhar para o Rio das Velhas, o aposentado Marcos Antônio Diniz tem dois sentimentos: tristeza, pela transformação de um afluente do Rio São Francisco em canal de esgoto, imundo e gosmento; e agonia, pela possibilidade de, no futuro, a água secar completamente e deixar à míngua milhões de pessoas que precisam dela para matar a sede, molhar as lavouras ou simplesmente contemplar o recurso natural de 850 quilômetros de extensão.

“Acabou-se tudo. O Rio Vermelho, que deságua no Velhas, já está seco. É uma pena, tudo caminha a passos largos para desaparecer”, diz o morador da comunidade de Pinhões, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Velhas vai serpenteando ao longo rodovia MG-020 e é impossível não acompanhar o estado de penúria. A dramática situação se repete em outras regiões de Minas Gerais e, segundo dirigentes e especialistas de comitês de bacias hidrográficas, em Minas, de 70% a 80% de córregos, ribeirões e pequenos riachos estão secos ou secando.

Izabel sabe muito bem do que está falando, pois participou da recente expedição “Rio das Velhas que te quero vivo”, promovida pelo Projeto Manuelzão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que percorreu das nascentes na Serra das Andorinhas, em Ouro Preto, na Região Central, até a foz, em Várzea da Palma, na Região Norte.

Fonte: Em.com Minas Gerais)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário