Patrimônio Cultural será tema de Seminário

As atividades formativas são o grande destaque da programação da 10ª Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco nesta terça-feira (15). É quando começa, às 8h30, o Seminário de Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Cultural, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.

Na primeira mesa, será debatido o tema “Marco legal para o reconhecimento dos Patrimônios Culturais (panorama da legislação mundial, nacional, estadual e municipal e suas complexidades)”, que, com mediação da presidente da Fundarpe, Márcia Souto, contará com os palestrantes Hermano Queiroz, diretor de Patrimônio Imaterial do Iphan, Mário Pragmácio, professor do Mestrado Profissional do IPHAN, e Marcelo Renan, doutorando Pós-Cultura UFBA.

Já o segundo debate discutirá a “Preservação dos Patrimônios Culturais – atuação e limites do Estado, dos Agentes Públicos, dos Conselhos e dos Detentores de Bens Culturais”. A mesa reunirá, a partir das 14h, os palestrantes: Telmo Padilha Cesar, do Instituto Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, do professor Leonardo Barci Castriota, arquiteto-urbanista e Diretor da pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, e será mediada por Rodrigo Cantarelli, do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Confira aqui a ementa das palestras.

Além das duas principais mesas, o evento será marcado pela apresentação de projetos do Funcultura na área de preservação, como do “Catálogo do Museu IAHGP” (José Luiz Mota Menezes e Edy Fernandes) e “Naufrágios de Pernambuco e Ruas literárias do Recife (Eric Laurence), e da obra de conservação da igreja de São Lourenço de Tejucupapo, em Goiana (Nazaré Reis, Roberto Carneiro e Larissa Cisne, técnicos da Fundarpe).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário