Poeta Antonio Francisco poeta cidadão do mundo sabe usar a palavra para dizer com simplicidade as coisas mais difíceis


Conheci o poeta  Antonio Francisco,  nascido em Mossoró, Rio Grande do Norte, através do pesquisador musical Higino Canuto Neto. Merecidamente no início desta semana, Antônio Francisco foi o destaque em programa da rede Globo de Televisão.

O diretor da editora Queima Bucha, Gustavo Luz comenta que o poeta Antonio Francisco é um caso raro!



Antonio é simples, sempre de bom humor com a vida. Nos dias atuais, onde a ganancia humana não tem limite é uma Riqueza saber da existência de Antonio
Francisco. "Seu coração é de uma pureza rara, de uma bondade tão grande que é um pregador da Paz". 

Antonio Francisco é cidadão do mundo apaixonado pelas coisas simples e riqueza cultural presente em cada assunto que transoforma em poesia.  Há dois anos esteve em Juazeiro, Bahia, onde participou do Encontro Nacional de Agroecologia.

O poeta Antonio Francisco nasceu em Mossoró, filho de Francisco Petronilo de Melo e Pedra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor.

Aos 46 anos começou a carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste. Muitos de seus poemas  são referências de estudos e pesquisas de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem. Antonio Francisco é atualmente tema de tese de mestrado e doutorados.

Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. Antonio Francisco sabe usar a palavra para dizer com simplicidade as coisas mais difíceis.

Antonio Francisco teve o livro 'Dez Cordeis num cordel só" indicado para o vestibular da Universidade do Rio Grande do Norte.

Um dos poemas mais comentados é Dose de Amor, que possui o tema da conscientização pela ecologia.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário