CRESCE ADEPTOS DA CULINÁRIA VEGETARIANA EM JUAZEIRO E PETROLINA

Todos os anos, mais de 70 bilhões de animais terrestres são abatidos para consumo no mundo. O número gigantesco, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, costuma chocar aqueles que se comovem com o sofrimento dos bichos e é esse, aliás, o principal motivo pelo qual mais de 16 milhões de brasileiros (8% da população do país) alegam ter se tornado vegetarianos ou veganos, de acordo com pesquisa do Ibope.

Em Juazeiro e Petrolina é visível o aumento deste percentual de pessoas que dizem ser adeptos da dieta sem carne ou que diminuíram o consumo de carne nas refeições.
Na busca da qualidade de vida uma das opções para se alimentar de forma saudável está no bairro Cohab Massangano, em Petrolina, trata-se da @levecomidadeverdade.

O empreendimento recente é formado por Rangel Gomes, Tiago Lima e Ana Maria, todos cozinheiros. A Leve oferece comida dentro do conceito de comida de verdade e isto proporciona também opção para os vegetarianos. O contato para pedidos de marmitas é 87988298124.

Rangel nasceu em Capim Grosso, Bahia, morou em Jacobina, é graduado em Letras e vai iniciar o curso de gastronomia.

"Você é o que come. Por isto meu interesse pela gastronomia é tão crescente a ponto de me dedicar a levar para as pessoas o que chamamos de comida de verdade", diz Rangel.

A leveza e a busca pela qualidade de vida foi determinante para a funcionária pública federal, Carol Martins, promover uma mudança de hábito no dia-a-dia. Nos últimos meses ela deixou de lado pratos com carne. "A mudança de hábito só trouxe mais qualidade de vida", conta Carol.

A ampliação dos serviços para o público vegano é um alento àqueles que optaram por esse estilo de vida. Que o digam as advogadas Fabiana Campos, de 31 anos, e Camila Pita, de 29. Depois de assistirem a documentários sobre o sofrimento dos animais, elas resolveram, há um ano e meio, excluir produtos de origem animal do cardápio.

O presidente da Sociedade Brasileira Vegetariana (SVB), Marly Winckler, afirma que não por acaso, crescem nas cidades os serviços para esse público.

Quem adota esse tipo de dieta costuma levantar ainda a bandeira contra o impacto da pecuária no meio ambiente: destruição de biomas, desperdício de água e emissão de gases. 

A consciência ambiental é mote, por exemplo, da campanha Segunda sem Carne, existente em 35 países, a exemplo da Inglaterra, onde o movimento é encabeçado pelo ex-­beatle Paul McCartney. Depois de conhecer a iniciativa, o arquiteto e urbanista Igor Hermont Vieira, resolveu aderir. No último mês, ele e a nutricionista Aline Cipriano, abriram mão de filés às segundas.

"O pouco que cada um faz torna-se muito", filosofa Aline.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário