LIVRO REÚNE TRADIÇÕES CULTURAIS QUE SÃO BENS IMATERIAIS DO BRASIL

Pela primeira vez reunidos em uma única publicação, os nove bens culturais de Pernambuco que foram registrados como bens imateriais do Brasil pelo IPHAN agora têm sua história e processo de registro detalhados no livro “Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco”. Organizado pela socióloga Jacira França e pelo historiador Marcelo Renan Souza, o material é uma coletânea de textos inéditos sobre a Feira de Caruaru, Frevo, Roda de Capoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, Maracatu-Nação, Maracatu de Baque Solto, Cavalo-Marinho, Teatro de Bonecos (Mamulengo) e Caboclinho.

“Essa publicação é uma forma de preservar esses bens e dar um retorno à sociedade e aos detentores de cultura de como foi feito esse processo de registro no IPHAN. Para isso, convidamos coordenadores dos inventários e pessoas envolvidas para falar como foi o processo de preparação desses documentos de cada bem imaterial, mostrando como foram as pesquisas, a questão da salvaguarda que foi levantada em campo e o posterior registro”, explica Jacira França.

“Pernambuco é o Estado que tem mais bens imateriais no País e queremos dar visibilidade a essas manifestações. O livro é um meio de incentivar grupos e outras manifestações a produzirem material sobre sua própria história, como uma forma de preservação. De certa forma, é também uma forma inspirar outras manifestações”, avalia Jacira, ao adiantar que o material já está disponível gratuitamente e a versão impressa será distribuída para órgãos dedicados à preservação do patrimônio cultural.

Foto: Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário