NOA: UMA VOZ, UM VIOLINO PARA SE OUVIR COM A ALMA

NOA significa “descanso”, “repouso”, “consolação”, “de longa vida”. 

Noa é um nome bíblico que  surge a partir da forma No'ah, o qual decorre da palavra noach, que significa "descanso", “repouso”, de modo que esse nome predominantemente feminino carrega consigo o sentimento de alívio. O nome está presente nas Escrituras Sagradas.

Conheci o trabalho artístico de Noa numa viagem a Recife-Pernambuco. Noa é o nome artístico de Lia Gesta, a mesma pessoa demarcada por um nome que resguarda a essência de quem a cria. Noa possui uma voz única e na companhia do violino é a própria luz do sentimento, talento e humanidade.

O jornalista Mário Tavares definiu que Noa respira música e cultura. Noa é cantora e violonista. Noa é quem dá voz e alma ao que se passa no interior da Lia. É quem traz para o dia o que é gerado na noite da Lia. É quem dá à luz o que a Lia concebeu. Aos 6 anos ingressou no ballet clássico onde aos 16 anos terminou o Curso pela Royal Academy of Dancing.

O gosto pelas artes fez caminhar para concluir Mestrado de Estética Literária. Nas entrevistas costuma dizer que não sabe ao certo qual o seu gênero musical, visto as influências que surgiram de vários aspectos musicais e atemporais.

Amante da música brasileira e jazz clássico recentemente Noa esteve com o sanfoneiro cantor e compositor Targino Gondim. Aliás, que sentimento quando o violino de Noa encontra a sanfona do Targino Gondim e juntos mostram a harmonia, ritmo e melodia da canção Esperando na Janela.

Noa gravou a música "De Volta pro meu aconchego", um clássico interpretado por Dominguinhos, Elba Ramalho, para citar os dois nomes da música brasileira.
"
Sim, é de emoções que falamos porque todos as vivemos de uma forma ou de outra: o desapego, o “ir embora”, a saudade, o “voltar”, a paixão, o amor… são estas situações que unem quem canta e quem ouve", revela Noa.

Noa gravou Cicatriz. É o segundo álbum materialização das marcas gravadas pela vida. São músicas cicatrizadas ou talvez não. No cd Cicatriz você vai ouvir temas sempre ternos em reverência a autores supremos da cultura brasileira, portuguesa e chilena.

Uma cicatriz universal, pois, é possível partilhar sentimentos e vontades ao ouvir a voz de Noa, cantando o que há muito foi cantado por outros onde a poesia de um é eco, grito, silêncio do outro.

Cicatriz surge neste 2018 com um escavar ainda mais profundo revelando um cruzamento entre o fado e a música brasileira, universal.

Noa é para se ouvir com a Alma.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário