ALDY CARVALHO LANÇA EM PETROLINA O LIVRO MEMÓRIAS DE ALFORJE 5 CONTOS DO CANTADOR

O cantor e compositor, pernambucano Aldy Carvalho, filho de Petrolina costuma carregar na ponta da língua o bordão: “saí do sertão, mas o sertão não saiu de mim’’. Desde que rumou para São Paulo, no final nos anos 80, fez um pacto para melhorar de vida e realizar seus sonhos através da arte, sem perder as raízes com o universo sertanejo e com as águas do rio São Francisco, onde pescou e se banhou bastante na infância. 

Aldy Carvalho vive em São Paulo e estará em Petrolina onde participa do Clisertão-Congresso Internacional do livro, leitura e literatura no sertão-2018. Aldy vai aproveitar a visita e lançará  no dia 11 de maio, às 19h30, o livro Memórias do Alforje-5 Contos do Cantador. O evento vai ocorrer na Tenda, localizado na rua doutor Julio de Melo, centro de Petrolina.

O livro, de acordo com a apresentação do educador e ensaísta Ely Verissimo, pode ser lido sob vários olhares, a depender somente de cada leitor. Ao que se encanta com o falar sonoro e cheio de neologismos da fala sertaneja, que justapõe o português arcaico e passadista ao recém-nascido da hora, criando onomatopeias deliciosas, não faltam momentos de puro prazer. 

Ao que anseia pelo desfecho de histórias angustiantes e descrições de um mundo à parte, onde a injustiça dos homens confunde-se com a barbárie naturalizada das desigualdades sociais, não faltará também razão para uma leitura “prazerosa”. Mesmo ao que se compraz apenas com a jocosidade das histórias ancestrais, nascidas das superstições ante o desconhecido das modernidades levadas pelos viajantes letrados ou, ainda, pelos mistérios arraigados em contos de “malassombro”, como define o autor, há, nesse livro, um nordeste inteiro, um sertão a ser revivido.

De fato, o leitor há de perceber um fio condutor muito sutil a alinhar suas cinco histórias. Elas organizam-se sob o prisma da dualidade e do duplo, situando-se sempre no limiar entre dois polos distintos, formando um par dual e especular, como imagens refletidas e com sinais contrários uma da outra.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário