Targino Gondim, Flavio Baião, Elba Ramalho, Quinteto Violado participam Troféu Gonzagão 2014

Nesta quarta-feira será o dia de relembrar Dominguinhos (1941-2013), o legítimo herdeiro da sanfona e gibão do ‘Rei do Baião’. O artista será o grande homenageado da 6ª edição do Troféu Gonzagão, que acontecerá a partir das 20h, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha da Fiep, em Campina Grande.

Marcam presença no evento nomes que fizeram parte da trajetória do pernambucano, a exemplo da sua filha, Liv Moraes, a madrinha da premiação Elba Ramalho (que cantará junto com Del Feliz uma música em homenagem aos 150 anos de Campina Grande), Nando Cordel, Anastácia, Alcione, Flávio José, Zé Calixto, Ton Oliveira, Quinteto Violado, Onildo Almeida, João Gonçalves, Amazan, Alcymar Monteiro, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda, Elino Julião Júnior, Os Nonatos e o Trio Nordestino, dentre outros.

Criado pelos ativistas culturais Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, a edição do troféu já estava destinada a Dominguinhos muito antes de sua morte, em julho do ano passado. Segundo Rilávia, eles viajaram para São Paulo para comunicar ao amigo de longa data que ele seria o primeiro homenageado em vida. “Ele chorou muito”, conta. “Não sabíamos que era uma despedida. Queríamos fazer com ele vivo, mas os planos de Deus eram outros”, desabafa Rilávia, bastante emocionada.

Grandes parceiros de fole também serão homenageados: Oswaldinho, Chambinho, Targino Gondim, Adelson Viana, Dorgival Dantas, Waldonys, Marcos Farias, Luizinho Calixto, Gennaro, Cezzinha, Marquinhos Café, Beto Hortis, Terezinha do Acordeon, Lucy Alves e Sirano, dentre outros.
“Sinto-me bastante à vontade com a obra de Dominguinhos. Ele era um grande amigo”, comenta o diretor musical do evento, Adelson Viana.

Além das apresentações musicais, haverá também uma prévia de seis minutos do documentário Dominguinhos, longa dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar que estreia no circuito nacional nesta quinta-feira.

A cerimônia do Troféu Gonzagão será prestigiada por nomes como Mauro Morais, filho de Dominguinhos, o cineasta Sergio Roizenblit (de O Milagre de Santa Luzia), a dupla sertaneja Edson & Hudson, e o jornalista e escritor paraibano José Nêummane Pinto, que também ganhará uma homenagem.

Para a cantora e compositora Anastácia, a reverência a Dominguinhos também é uma extensão ao seu trabalho.
“Foram 280 músicas gravadas em estúdio com ele”, conta a artista pernambucana. “Fora uma coisinha ou outra que ainda estão no baú”.

De acordo com Anastácia, a parceria na composição começou com uma turnê em 1967, onde ela, Dominguinhos e Luiz Gonzaga eram protagonistas. “Interessada no cidadão”, ela compôs duas declarações para ele: ‘Mundo de amor’ e ‘De amor eu morrerei’.
A parceria ganhou reconhecimento nacional em 1973, quando Gilberto Gil (que não comparecerá em virtude de um show no Recife) gravou o clássico ‘Eu só quero um xodó’.

O romance e as composições duraram até 1978. Mesmo com o final da parceria, Anastácia lançará este ano um novo disco com três inéditas da dupla. Na cerimônia ela cantará junto com Elba ‘Dominguinhos, os dez dedos de ouro’, sua homenagem a um dos grandes nomes da música brasileira.

Fonte Jornal da Paraiba
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário