Morre em Petrolina José Vicente, viúvo da artesã Ana das Carrancas

 Nesta sexta-feira (30) morreu aos 82 anos, em Petrolina, no Sertão pernambucano, José Vicente de Barros. Ele era viúvo da artesã Ana Leopoldina Santos, a Ana das Carrancas, conhecida nacionalmente pelo seu artesanato mais famoso, a carranca de barro, com olhos vazados.

José Vicente sofreu um infarto fulminante e veio à óbito nesta manhã na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Petrolina. O velório será realizado no Centro Cultural Ana das Carrancas, situado na BR 407, nº 500, Cohab Massangano.

Na obra de Ana das Carrancas, a influência do marido é marcante. Já que as carrancas produzidas por ela possuem os olhos vazados. Ana atribuía o feito, a uma homenagem ao marido, que era cego.

Ana das Carrancas faleceu em 1º de outubro de 2008, vítima de acidente vascular cerebral (AVC) em Petrolina. A artesã deixou duas filhas, Ângela dos Santos e Maria da Cruz, frutos do primeiro casamento.


"A morte de Zé Vicente  causa um impacto negativo na cultura, porque ele faz parte da história do artesanato de Petrolina. Zé Vicente deixa uma grande lacuna, porque ele tinha muita cultura, enxergava pelo coração. Zé gostava de contar muitas anedotas e histórias, tinha um humor fantástico, uma alegria arretada", contou o jornalista Emanuel Andrade. O biógrafo ainda comentou que Zé Vicente era colecionador da obra de Luiz Gonzaga.

Emanue Andrade pretende lançar em 2015 a segunda edição de sua biografia sobre Ana das Carrancas. No novo livro, ele acrescentaria os novos relatos sobre a morte de Ana, o trabalho das filhas dela e, agora, o falecimento de Zé Vicente.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário