Secretário de Cultura, Chico Cesar diz que paraibanos participarão da Virada Cultural

“Nunca houve um Estado convidado na Virada Cultural”, garantiu o secretário de Estado da Cultura Chico César sobre o convite da Secretaria Municipal de São Paulo, que trará artistas paraibanos para a 10ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 17 e 18 deste mês na capital paulista.

Na coletiva de imprensa o secretário divulgou os nomes que atuam nas áreas de música, circo, artes visuais e cultura popular que se apresentarão na Virada Cultural.

A música paraibana será representada por Seu Pereira e Coletivo 401, Ubella Preta, Escurinho, Sandra Belê, Cátia de França e Val Donato (que farão o show Barruada) e os DJs Naza e Cassicobra.

A apresentação circense paraibana contará com o ator global Luiz Carlos Vasconcelos, que encarnará o seu tradicional Palhaço Xuxu.

Já na área de artes visuais, o evento contará com o artista Thiago Trapo. “Passei um ano na Paraíba fazendo um projeto com usuários de drogas. Em São Paulo quero desenvolver algo assim, com intervenções urbanas que refletem esse problema no país”, explicou.

Representando a cultura popular foram selecionados pela curadoria interna da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) Oliveira de Panelas, Geraldo Mousinho, Banda Cabaçal (de São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano) e a Ciranda de Tupinambás (de Mandacaru), onde será a primeira apresentação sem o Mestre Carboreto, morto no mês passado, aos 68 anos.

“Vou com o repentista Jonas Bezerra”, avisou Oliveira de Panelas, que participou da Virada Cultural no ano passado. “Vamos fazer várias modalidades de improvisação, mais corridas e mais alegres”.

De acordo com Chico César, será mobilizado um grupo de cerca de 45 pessoas para o evento. “Dentro daquele caldeirão que é a Virada vamos poder chamar a atenção e colocar a bandeira da nossa cultura”.

Mesmo se apresentando na ‘Terra da Garoa’ várias vezes, Escurinho não está preocupado com a escolha de repertório. “Lá não tem essa preocupação se o disco é velho pra gente aqui.

São Paulo é sempre novo”, brinca o músico que lançará brevemente o CD Ciranda de Maluco.

Para Chico César, convites como esse servem para fortalecer a cultura local.

Fonte: Jornal da Paraíba-Audaci Junior/Rizemberg Felipe

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário