Frio intenso muda hábitos dos moradores do Araripe, Vale do São Francisco e Pajeu

O frio tem mudado os hábitos dos moradores do Sertão do Araripe, Vale do São Francisco e Pajeu. Acostumados com temperaturas que, normalmente, chegam perto dos 40º C, eles estão tendo que conviver com outra realidade. Neste inverno, diferente de anos anteriores, os termômetros na região estão registrando, com frequência, temperaturas de até 17º C. Já em Triunfo, o frio tem sido muito mais intenso, chegando a 7 graus.

Os termômetros das Estações Meteorológicas Automáticas do Laboratório de Meteorologia (LabMet), da Univasf, marcaram 17 graus e uma sensão térmíca próximo aos 13 graus, em Petrolina e Juazeiro. O aumento da velocidade do vento e a umidade elevada do ar contribuíram para que a sensação térmica mais baixa. A sensação térmica provocada pela velocidade dos ventos faz com que as pessoas percebam o frio com mais intensidade. Segundo registros do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em determinados momentos a velocidade média dos ventos na cidade tem sido de até 54 km/h.

O professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, explica os motivos da mudança climática. “Isso se deve a um centro de alta pressão que se encontra sobre o Oceano Atlântico na altura do Sul e Sudeste do país, que está empurrando o ar frio para a região Nordeste. O professor lembra ainda que nesta época do ano, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Com isso a incidência de raios solares sobre a Terra é menor, o que diminui o aquecimento do ar próximo da superfície no Hemisfério Sul.

As baixas temperaturas são registradas também em outras cidades da Bahia e de Pernambuco, a exemplo de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Triunfo e Garanhuns onde fez 14°C. A previsão até o início de agosto, de acordo com o meteorologista, é que a nebulosidade permaneça sobre a região, assim como as temperaturas mais amenas, especialmente durante as madrugadas de céu estrelado. E os ventos poderão se tornar ainda mais fortes.

Nenhum comentário

Triunfo: Festa do Estudante terá Alceu Valença e Lucy Alves

A 59ª edição da Festa do Estudante, começa em Triunfo, Pernambuco no próximo sábado dia 22. O evento vai até o dia 29 e é consolidado no calendário de inverno do Governo do Estado.

Este ano participam da festa nomes da música, como Alceu Valença, Frejat, Lucy Alves e Forró da Galera. Durante a programação ocorrem feiras literárias, exposições artísticas e culturais, festival de cinema, mostra de dança e música e competições esportivas. Triunfo está localizada no Planalto da Borborema, no vale do Pajeú, com mais de 1000 metros de altitude. É cercada de montanhas e no período do inverno a sua temperatura desce chega a 10 graus, atraindo milhares de turistas.
Nenhum comentário

Receita começa a pagar hoje o 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal começa a pagar hoje (17) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, segundo informou o órgão. Cerca de 1,3 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco. Ao todo, serão desembolsados R$ 2,533 bilhões. A Receita também pagará R$ 467,2 milhões a 148,2 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2016, o total gasto com as restituições chegará a R$ 3 bilhões.

As restituições terão correção de 2,74%, para o lote de 2016, a 97,03% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.
Nenhum comentário

Seminário Cariri Cangaço: Missa Vaqueiro, Lampião e Luiz Gonzaga em destaque entre os dias 20 e 23 em Exu e Serrita

O pesquisador e escritor Rafael Lima lançara o livro "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri, durante o Cariri Cangaço 2017 em Exu, Pernambuco. A programação do Cariri Cangaço 2017 acontece de 20 a 23 de julho. A abertura terá a Conferência tema  “A Influência do Cangaço na Obra de Luiz Gonzaga”, ministrada pelo professor Wilson Seraine, na Escola Bárbara de Alencar – Centro, Exu.

O livro de Rafael Lima traz a revelação do "amor e a dedicação, olhar e paixão que Luiz Gonzaga tinha pelo Crato". Conta por exemplo que em  1953, Luís Gonzaga abrilhantou a Festa do Centenário do Crato, cariri cearense,  realizou show na Feira de Amostra, instalada na Praça da Sé, trazido pela Rádio Araripe, sob o comando de Wilson Machado. Em 1974, tornou-se cidadão cratense, título outorgado pela Câmara Municipal, em solenidade realizada no auditório do Sesi.

Em 1975, Luiz Gonzaga levou o Coral da Sociedade Cultural Artística do Crato (SCAC) para cantar a Quinta Missa do Vaqueiro, criada por ele, padre João Câncio e Pedro Bandeira, em Lajes, Município de Serrita, localizado no Estado de Pernambuco, em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Luiz Gonzaga sempre valorizou a cultura e a arte cratense. O Crato foi o seu ponto de apoio nos grandes eventos promovidos por ele na região.

O Rei do Baião participou também da inauguração da Rádio Araripe, juntamente com seu pai, Januário, e seu irmão, Zé Gonzaga, bem como da Rádio Educadora do Cariri e do Gaibu Avenida. Foi sempre uma das maiores atrações artísticas da Exposição do Crato, além de seu grande divulgador. A música "Eu Vou Pro Crato", interpretada por ele, ainda hoje emociona os cratenses de todas as gerações.

O livro de Rafael Lima é um importante instrumento de conhecimento para as novas gerações.

No sábado 22 em Exu também acontecerá às 18hs, a Conferência "Luiz Gonzaga: O Homem e o Mito, participação de Juliana Pereira, Joquinha Gonzaga, Fausto Luiz Maciel "Piloto" e Reginaldo Silva.

ÀS 19h40min – Conferência "O Legado e a Espetacular Obra de Luiz Lua Gonzaga", participação dos pesquisadores Múcio Procopio, Paulo Vanderly, Jose Nobre, Kydelmir Dantas.

Nenhum comentário

Pernambuco ganha 6 novos Patrimônios Vivos da Cultura

A lista de Patrimônios Vivos de Pernambuco reconhecida pela Fundarpe acaba de aumentar. São mais seis nomes, que vão ganhar, além do reconhecimento oficial de sua importância para a cultura pernambucana, uma bolsa vitalícia. O ator e diretor José Pimentel, a parteira Maria dos Prazeres, o fundador do Balé Popular do Recife André Madureira, o músico Mestre Chocho, decano do choro no Estado, o Reisado Inhanhum de Santa Maria da Boa Vista e Sociedade de Bacamarteiros do Cabo foram os contemplados em votação realizada na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). 

Pernambuco passa a ter 51 Patrimônios Vivos. A entrega do título será realizada no dia 17 de agosto, no Teatro de Santa Isabel, juntamente com a cerimônia dos vencedores do 2° Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho.

O Reisado Inhanhum - Tradição do sertão do São Francisco, as primeiras atividades do Reisado do Inhanhum estão associadas às festas de reis que acontecem desde o século XVIII na comunidade Quilombola de Inhanhum, no município de Santa Maria da Boa Vista. Nos últimos dez anos, participa ativamente de festivais de cultura e promoveu festas de Santos Reis entre 2011 e 2013, contribuindo para valorização e divulgação do Reisado.
Nenhum comentário

Baterias Heliar: marca se consolida no mercado e mostra personalidade junto aos clientes


Desde o lançamento de sua campanha "Neymar é Heliar", as Baterias Heliar estão apostando nas redes sociais com o conceito de cross media, no Twitter, Facebook e no canal YouTube. Aliado a este conceito o empresário Jadiel Santos revela que o mercado é conquistado com muito trabalho, contatos e dedicação por isto cresce a  ampliação do nome Heliar na hora da compra de baterias e mostra a personalidade, credibilidade das Baterias Heliar que está há 85 anos no mercado.

Jadiel conta que a Heliar foi a primeira bateria chumbo ácido para veículos produzida no Brasil e desde então é pioneira em inovações que trazem benefícios reais para os revendedores e clientes. Jadiel ainda ressalta que a Heliar tem uma preocupação com a melhoria do meio ambiente e com o futuro das novas gerações e por isto já foram recicladas mais de 8 milhões de baterias e serão mais de 30 milhões até 2020.

Com tecnologia de ponta, a Heliar é a marca líder nas montadoras e oferece a maior garantia do mercado.  Em Petrolina você encontra a Norbat-Distribuidor Exclusivo Baterias Heliar )Avenida Sete de Setembro 36

Além de transmitir a personalidade e posicionar a marca e os produtos no mercado, Jadiel revela a importância de aliar a adesão às redes sociais a comunicação com o maior número de pessoas, fornecedores, revendedores, clientes  aumentando assim a lembrança dos consumidores em relação às Baterias Heliar e também a preferência dos clientes e parceiros.

"Ir muito além da partida, também é oferecer o melhor atendimento para nossos revendedores e clientes", finaliza Jadiel Santos.

Serviço: Em Petrolina você encontra Norbat-Distribuidor Exclusivo Baterias Heliar)Avenida Sete de Setembro 36
Petrolina-Pernambuco
Telefone: (87) 3861-8937 e 30315275
Nenhum comentário

Museu Forró de Caruaru valoriza a memória de Luiz Gonzaga

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é dona do título de Capital do Forró. Além de possuir o "Maior e Melhor São João do Mundo", o município é também sede do Museu do Forró Luiz Gonzaga. Fundado em 1985 apenas com o nome de "Museu do Forró de Caruaru".

De acordo com o historiador Walmiré Dimeron, o espaço foi criado como sendo um "núcleo inicial com exposição decorativa de capas de LPs de artistas caruaruenses". A partir de 1989, segundo conta Dimeron, o museu passou a carregar o nome de Luiz Gonzaga, após a aprovação de um projeto de lei proposto pela Câmara de Vereadores. Somente em 1996 o material foi instalado em um prédio localizado no Pátio de Eventos do município.

"Desde 1998, o material que o governo do Estado tinha adquirido da segunda mulher de Gonzaga - Maria Edelzuíta Rabelo - veio para o Museu do Forró de Caruaru", conta Dimeron. Para o historiador, os objetos possuem um diferencial. "O acervo daqui apresenta muito da vida pessoal de Gonzaga. Tem documentos, cartas de amor, entre outras coisas que, de fato, mostram o lado humano dele. 

Segundo Dimeron, o lugar é marcante por causar grande emoção aos adeptos do Rei do Baião. "O museu tem uma característica muito importante, que é a de preservar a memória de Gonzaga e, além disso, também sensibilizar a quem visita. Isso por conta da aproximação que os objetos lá expostos promovem entre o eterno Gonzaga e os fãs que aqui ficaram", ressalta.

Chegando ao espaço, a primeira sala é a "Olha Pro Céu Meu Amor", cujo nome relembra uma composição de autoria de Luiz Gonzaga e José Fernandes. No local são encontradas cerca de 150 peças que ilustram a memória do Rei do Baião. São bonecos e artigos decorativos em barro, parte da discografia do cantor e compositor, além de outros adereços. Todo o material é oriundo de doações de fãs e outra parte foi adquirida pelo museu. O ambiente foi montado em 2012, em homagem ao centenário de Gonzaga.

Já no ambiente inaugurado na década de 90, onde está o acervo pessoal do Rei do Baião, há entre 400 e 450 objetos. No espaço é possivel apreciar documentos pessoais de Gonzaga, como a carteira de identidade, cartas amorosas, peças de roupas, discos, livros, placas de homenagens, instrumentos, óculos, entre outros artigos que foram utilizados por Luiz Gonzaga. Entre as peças, destaque para a sanfona utilizada pelo cantor no último show realizado em Caruaru em 1988.

Nos outros dois ambientes do museu é possível encontrar objetos que relembram artistas locais e os festejos juninos caruaruenses do passado, a exemplo de fotografias, painéis, entre outros. Um deles é dedicado à cantora Elba Ramalho, no qual é possível observar centenas de artigos e acessórios pessoais da artista, todos doados por um fã-clube.

O Museu do Forró Luiz Gonzaga está localizado dentro do Museu do Barro Espaço Zé Caboclo, no Espaço Cultural Tancredo Neves, na praça de mesmo nome, número 100, Centro. O local funciona de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
Nenhum comentário

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial