ENTRE ÁGUAS E MEMÓRIAS: OBRA QUE RESGATA HISTÓRIAS SUBMERSAS SERÁ LANÇADA EM JUAZEIRO

Em uma viagem literária por cidades que um dia estiveram de pé, mas que agora repousam sob as águas do Rio São Francisco, os escritores Elton Rocha e Matheus José convidam o público de Juazeiro da Bahia para mergulhar nas páginas de "A Literatura Além da Barragem: História e Cultura das Cidades Inundadas pelo Rio São Francisco." O lançamento da obra acontece nesta terça-feira, 5 de agosto, às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, 354, bairro Santo Antônio).

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, o livro propõe um resgate afetivo e histórico das cidades soterradas pelas águas em nome do "progresso energético", revelando narrativas esquecidas, memórias apagadas e culturas que resistem mesmo submersas. A publicação é da AGES (Associação dos Escritores da Bahia) e já teve sua primeira estreia em Salvador, no mês de junho, durante evento realizado na Livraria LDM do Shopping Paseo.

Agora, é a vez de Juazeiro receber os autores e suas histórias. Para Matheus José, retornar ao Vale com esse lançamento é mais que simbólico. "Estamos trazendo à tona o que o rio cobriu. É um convite a refletir sobre o que se perdeu, e o que ainda pulsa em nossa memória coletiva." Já Elton Rocha reforça: "Juazeiro é parte viva desse território banhado pelo São Francisco. Estar aqui com esse livro é um reencontro com nossas raízes. Esperamos vocês para esse momento especial."

A noite de lançamento contará com sessão de autógrafos e um bate-papo com os autores, aberto ao público. A entrada é gratuita.

Serviço:  Lançamento do livro "A Literatura Além da Barragem"

  Centro de Cultura João Gilberto – R. José Petininga, 354, Santo Antônio, Juazeiro/BA

 05 de agosto de 2025 (terça-feira)

  19h  Entrada gratuita





Atenciosamente,


Jaquelyne Costa

Jornalista, Assessora de Comunicação e Social Media

Nenhum comentário

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial