JUAZEIRO RECEBE A 37º EDIÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Juazeiro recebe a 37° edição da Feira de Economia Solidária que tem como propósito fortalecer as iniciativas de pequenos empreendimentos solidários de todo estado da Bahia.A comercialização acontecerá nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 16h, no estacionamento da Orla II e contará com apresentações artísticas do evento Bule Cultural.  

A feira contará com cerca de 70 expositores e expositoras, atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que atuam com a produção de doces, geleias, licores, queijos, artesanatos e confecções.

Esses grupos encontraram, nos últimos anos, uma nova alternativa de geração de renda, baseado na autogestão, no cooperativismo, que tem empoderado e transformado a vida de muitas famílias em todo o estado.

Dirlei Brito trabalha com a produção de rapadura de banana, produto que será comercializado durante a feira. O doce é uma receita de família oriunda da comunidade de Goiabeira II, no Salitre, distrito de Juazeiro.

A equipe do Cesol Sertão do São Francisco identificou o empreendimento em uma feira realizada em 2019, na zona rural e o produto era comercializado em formato de um quilo, com um preço baixo e sem rótulo de identificação.

A partir do trabalho de adequação do produto no tamanho, peso, embalagem apropriada, rotulagem, precificação justa e abertura de mercados, a Rapadura de Banana do Vale do Salitre é hoje a principal renda da família de Dirlei. "Depois que o Cesol-SSF adequou o nosso produto, aumentamos a comercialização e hoje, reduzi o trabalho na roça para dar conta das encomendas do produto", afirmou Dirlei Braga.

 "As Feiras de Economia Solidária tem ajudado a fortalecer os empreendimentos solidários da região, prejudicados com a pandemia do novo Coronavírus. São espaços que oportunizam a apresentação de produtos preparados para a comercialização, com embalagens e rótulos contendo todas as informações necessárias para serem comercializadas nesses espaços, e que muitas vezes, são desconhecidos pelos próprios moradores da cidade", explicou a coordenadora do Cesol-SSF, Aline Craveiro.

A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.

BULE CULTURAL: O projeto Bule Cultural acontecerá em Juazeiro nos dias 18 de maio, 02, 03, 04 e 05 de junho, em homenagem ao músico Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido popularmente como Bule Bule. O evento que vai reunir música, literatura de cordel, saraus poéticos lançamentos de livros e shows gratuitos e contará com o apoio do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário