EMPREENDEDORA E HISTORIADORA AREENSE FAZ PALESTRA NO SALÃO DE TURISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Com quatro dias de intensa programação, o Salão de Turismo do Vale do São Francisco chega a Petrolina com mais de 50 atividades abertas ao público. Entre os destaques estão as palestras e oficinas, exposições de rotas turísticas e de artesanato, encontro literário e os festivais de bebidas, carnes e sabores da região.

Esse é o maior evento de turismo já realizado no sertão nordestino e são esperadas cerca 20 mil visitas na feira. A abertura oficial acontece na próxima quinta (19), às 17h30, na orla de Petrolina. A programação completa pode ser acessada no site www.salaodeturismovsf.com.br.

Durante toda a programação, estarão abertos para visitação o Espaço Literário, onde acontece o 1º Encontro de Leitores, Escritores e Influencers Literários do Vale do São Francisco (Editora Vecchio), além da Galeria dos Artistas, que expõe obras de pintores, artesãos, grafiteiros e outros. A Feira de Artesanato, com a maior variedade de produtos feitos por empreendedores da região, também ficará aberta para visitação durante os quatro dias de evento.

Outros destaques são o 1º Festival da Cerveja Artesanal Nordestina (Nordhaus); 1º Festival de Vinhos, Espumantes e Frisantes (Vinícolas Tropical, Rio Valley, Garziera e Terroir do São Francisco); 1º Festival de Cachaça, Cultura e Sabores (Butiquim Cachaçaria); e o Festival de Churrasco (Gelo & Sal Steak House), que acontecem na praça de alimentação.

Partindo para a programação mais técnica, no primeiro dia de evento, quinta-feira (19), os estandes já estarão abertos para visitação e algumas atividades serão realizadas no auditório e na arena gastronômica. O turismo rural será tema de palestra ministrada pela presidenta do Instituto Brasil Rural, Andreia Roque. Também acontece neste dia o 1º Seminário de Queijos de Cabras e Vinhos do Vale do São Francisco, organizado pela Univasf, Embrapa e Senac.

A partir do segundo dia, sexta-feira (20), palestras desenvolvidas pelo Sebrae e ITC Bio e oficinas ministradas pelo Senac e pelo IF Sertão Pernambucano movimentam a feira. Também vale o destaque para o 1º Fórum Interestadual Secretários, Dirigentes de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, as visitas técnicas, tanto nas vinícolas (necessária inscrição prévia durante o Salão de Turismo) quanto na sede da Embrapa Semiárido.

Visitas técnicas, cases de sucesso e mais palestras e oficinas movimentam o terceiro dia do Salão de Turismo do Vale do São Francisco, já no sábado (21). O grupo responsável pela Expedição Científica do Velho Chico, da Universidade Federal de Alagoas, marca presença com palestra sobre o avanço das pesquisas para a preservação do Rio São Francisco. Também nesse dia acontece o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras do Vale, com trocas de experiências e homenagens.

Para finalizar, no domingo (22), terceiro e último dia de evento, além das palestras e visitas técnicas, o visitante também poderá acompanhar a exposição de veículos náuticos e se aventurar em passeios em lanchas, jet skis e outros. Nesse dia também será lançada a segunda edição da feira, que deve acontecer em 2023, na cidade de Juazeiro-BA.

Com uma diversidade na programação, o Salão de Turismo do Vale do São Francisco ainda busca valorizar a dança, os cantos e ritmos da região. Durante o evento, diversas atrações culturais irão se apresentar no palco da feira, alegrando ainda mais esse momento histórico para o Vale. As performances começam a partir das 17h e acontecem nas quatro noites do evento. Entre os convidados estão grupos de coco, maracatu, reisado, forró, além de apresentações de artistas regionais.

"Vai ser um momento histórico para o nosso Vale do São Francisco e a gente vem aqui convidar todos vocês para celebrar o turismo, nossas raízes e nossa cultura", reforça Gilberto Pires, um dos idealizadores do evento. A programação completa, com todas as palestras, oficinas, festivais, exposições e atrações culturais podem ser encontradas no site www.salaodeturismo.com.br.

SERVIÇO-1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco

Data: 19 a 22 maio de 2022

Local: Orla de Petrolina-PE

CONTATOS-Sérgio Martins (Coopemvale): (87) 9 9997-7661

Cynthia Clause (Criatur): (87) 9 8809-7201

Gilberto Pires: (87) 9 8823-1262

Luciano Correia: (74) 9 8804-8233

www.salaodeturismovsf.com.br

salaodeturismovsf@gmail.com

Instagram: @salaodeturismovsf

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário