CIDADE DA INGLATERRA OFERECE COMIDA DE GRAÇA PARA SEUS MORADORES. HORTAS COMUNITÁRIAS OFERECEM PLANTAÇÃO

Em Todmorden, a pequena cidade na região de West Yorkshire, na Inglaterra, voluntários desenvolveram uma horta comunitária que oferece gratuitamente alimentos saudáveis a todos os moradores, bem como o cultivo e plantio.

A iniciativa é da moradora da região chamada Pamela Warhurst que, após uma palestra com o professor Tim Lang, sentiu-se motivada a tomar uma atitude de transformação. O professor, na palestra, havia mencionado que para salvar o planeta era necessário que cada um plantasse mais comida. A partir de então Warhurst começou elaborar uma ideia de construir uma horta comunitária na sua cidade. Junto a sua amiga, Mary Clear, passaram a plantar alguns vegetais no jardim, logo depois, colocaram uma placa com um dizer muito simples: “sirva-se”.

A novidade tomou conta da cidade com cerca de 17 mil habitantes. Em pouco tempo as pessoas começaram a refletir sobre suas práticas alimentares e seu consumo, e aos poucos novas iniciativas como essa se propagou pela cidade. Relata Mary ao Hypeness que “Quando começamos, não tínhamos ideia de onde nossos sonhos iriam nos levar. Isso prova que qualquer pessoa com energia e paixão pode contribuir para um mundo melhor”.

As hortas comunitárias estão distribuídas por toda a cidade em escolas, centros de saúde, casas e estações policiais. A facilidade da construção de hortas, bem como o cultivo e plantio contribuem para a proliferação e divulgação dessa prática comunitária, sustentável e coletiva.

A iniciativa, diante de sua projeção, recebeu o nome de “Incrivelmente Comestível Todmorden” – Incredible Edible Todmorden em inglês. O objetivo não se reduz apenas a distribuição gratuita de alimentos, mas também uma conscientização sobre o consumo de alimentos industrializados e seus impactos na natureza.

O trabalho voluntário gera uma outra dinâmica de relação entre os moradores da cidade. O objetivo em comum – construir hortas comunitárias – estabelece vínculos profundos tornando o ambiente da cidade mais agradável e um convívio pacífico e integrado. A repercussão do trabalho desenvolvido também fomenta uma sensação de realização para os moradores, como relatam alguns habitantes da região.

Outro dado interessante nesta iniciativa é que o trabalho se expandiu para outras áreas. Após o início dos trabalhos coletivos outras ações voltadas para a cidade passaram a acontecer como o uma revisitação sobre o histórico da cidade, bem como o histórico de Todmorden em relação a alimentação.

Essa prática com grande impacto, nos mostra uma saída para solucionar problemas ambientais e isso serve como exemplo de atitudes simples que transformam em larga escala condições antes imaginadas como irreversíveis.

A HORTA COMUNITÁRIA: No início do projeto a ideia era plantar algumas ervas e vegetais em seu jardim. Aos poucos outras hortas foram surgindo ao longo da cidade, assim como o plantio de frutas e legumes, sendo sempre uma iniciativa da população sem incentivo do poder privado e público. Tudo feito pelos moradores, para os próprios moradores.

Mantendo a originalidade do trabalho, qualquer um pode colher os alimentos que crescem nas inúmeras hortas, bem como plantar e ajudar no cultivo. Atualmente a própria comunidade oferece eventos e conferências para outras comunidades locais ampliando assim uma conscientização acerca do consumo sem grandes impactos ambientais.

Os eventos, que recebe cerca de mil visitantes, oferece também a degustação dos alimentos produzidos nas hortas, demonstrações de receitas de cozinha, workshops e atividades para as famílias e crianças.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário