MUITAS MÃOS QUE SE UNEM PARA FAZER O BEM. PROJETO MÃOS SOLIDÁRIAS TRANSFORMA VIDAS

Muitas mãos se unem para fazer o bem. O Centro de Formação Popular, através do Projeto Mãos Solidária realiza neste sábado (28), mais uma ação que é Rodas de Cuidado, Formação de Leitura. O evento acontece na sede do Projeto Mãos Solidária, na rua Arlindo Rufino, 900, Bairro João de Deus.

A coordenadora Juzileide Carvalho do Nascimento, mas conhecida por Jucy Carvalho, afirma que este já é o sexto encontro e que outros projetos estão em andamento. Os objetivos são ações de Rodas de Formação em Panificação e Doceria, formar produtoras locais para produção de venda de alimentos, Rodas de Crescimento Pessoal e Auto Organização Coletiva para cuidado mutuo, Formar mulheres que liderem suas ruas na promoção da cidadania feminina entre outros.

O projeto é desenvolvido pela Mão Solidária-Associação Anglicana do Nordeste/AANE/Mãos Solidárias, em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço-Case.

O Projeto Mãos Solidária é a soma de diversas organizações, voluntários e movimentos populares através da solidariedade e pela vida.  

Na comunidade do bairro João de Deus, e arredores o Projeto “Mãos Solidárias”, no período mais crítico da pandemia Covid-19, distribuiu “Marmitas Solidárias”, organizando a distribuição de refeições para as pessoas em situação de rua. 

"Ainda com esta ação, demos outros passos com a ajuda da enorme rede que construímos neste período, estamos consolidamos outras frentes de trabalho divididas em cinco áreas de atuação: Saúde, Trabalho e Renda, Direitos, Comunicação e Educação", revela Jucy, ressaltando que o trabalho são frutos das ações que no passado foram construídas pelo Padre Antonio Moreno.

“Sou moradora do João de Deus, são 20 anos, aqui tem parte da minha história de vida. Minha casa sempre foi lugar de formação humana e social. Minha casa não é só para eu morar, sempre tive comigo que ela deveria cumprir uma função social. Estou a serviço da população mais sofrida”, finaliza Jucy.

Em Pernambuco o projeto já criou quatro cozinhas solidárias, 33 bancos populares de alimentos, 10 hortas comunitárias e de capacitar mais de mil pessoas em 34 cidades. A campanha Mãos Solidárias também deu início a uma nova fase de formação de agentes populares, em Pernambuco, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco - Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-IAM).

AÇÕES: A campanha Mãos Solidárias é fruto de parceria entre várias entidades. Participam da iniciativa MST, Arquidiocese de Recife e Olinda, Fiocruz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE), bancários, Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE), AUFRPEPE, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular da Juventude, Movimento Camponês Popular (MCP), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Rede de Médicos e Médicas Populares, Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES), Turma do Flau e centenas de voluntários individuais.

Com o trabalho conjunto entre os movimentos, foi possível chegar às marcas de:

- 810 mil marmitas doadas para população em situação de rua;

- 950 toneladas (950 mil quilos) de alimentos doados pelos camponeses para as periferias da cidade em Recife e Região Metropolitana;

- 1 banco popular de alimento mãe, no Armazém do Campo do Recife, e 32 bancos populares de alimentos nos bairros de Recife e RMR que tanto recebem doações de alimentos dos movimentos camponeses como mobilizam no próprio bairro mutirões de arrecadação;

- 3 cozinhas solidárias na RMR e 1 em Petrolina, com perspectiva de abrir mais 3 na RMR em 2022;

- 10 hortas comunitária urbanas, incluindo 2 roçados solidários urbanos (1 em Olinda e 1 em Camaragibe);

- Roçados solidários semanais em assentamentos e acampamentos do MST com intercâmbio entre campo e cidade para plantio nas áreas destinadas à doação solidária aos Bancos Populares de Alimentos e para aprendizagem sobre Sistemas Agroflorestais e produção agroecológica de alimentos saudáveis;

- Mais de 1000 agentes populares de saúde formados e certificados em Pernambuco;

- Confecção de mais de 50 mil máscaras de tecido para doação nas comunidades entre 2020 e 2021;

- 2 grupos de costura sustentável na RMR produzindo sacolas e coletes de agentes populares de Saúde como forma de geração de renda na perspectiva da economia solidária.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário