UMBUZADA DO SERTÃO GANHA REFERÊNCIA NA REGIÃO DE JUAZEIRO E PETROLINA

Enquanto milhares de empresas fecham as portas mundo a fora, um casal usa da ousadia empreendedora e aposta no sabor do umbu como marca para o Nordeste, em especial Petrolina, Juazeiro e região. Trata-se da Umbuzada do Sertão. A umbuzada é um alimento muito apreciado no nordeste brasileiro. 

A ideia da fabricação da Umbuzada surgiu com Adriana de Araújo Silva Brito e Edilson André. Eles são de Recife mas moram na região desde 2013. Adriana revela que a umbuzada surgiu "quando ela começou a fazer na roça depois que aprendeu com uma vizinha na zona rural". 

"Comecei a fazer a Umbuzada cem porcento natural e os elogios, pedidos foram aumentando. O sabor chamou a atenção de quem consumia e então resolvemos fazer o empreendimento. Umbuzada do Sertão", contou Adriana.

A Umbuzada do Sertão promove a alimentação saudável envolve mais que a escolha de alimentos adequados, relacionando-se com a defesa da biodiversidade de espécies, o reconhecimento da herança cultural e o valor histórico do alimento, além do estímulo à cozinha típica regional, contribuindo, assim, para a valorização das tradições e o prazer da alimentação. 

A árvore Umbuzeiro é considerada sagrada no sertão. O umbu faz parte do cancioneiro de Luiz Gonzaga, uma árvore no meio da caatinga do sertão, porém todos que a conhecem bem sabem que com chuva ou sem chuva, ela estará totalmente verde e cheia de flores pronta para produzir seu delicioso fruto. 

Com trabalho e determinação o casal Adriana e Edilson buscou a profissionalização do empreendimento. Com orientações técnicas do Sebrae hoje eles já fazem entrega da Umbuzada através de pedidos.

Com a comercialização da Umbuzada do Sertão, os sertanejos ganham a oportunidade de ter uma alimentação saudável e desfrutar de uma rica variedade em recursos naturais, cultura alimentar, a singular culinária incorporada a tradição.

Detalhe: Adriana revela também que existe a umbuzada feita especialmente para os adeptos das academias, a geração Fitness, aqueles que buscam "estar em boa forma física", o que práticam de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.

O umbu é considerado uma fonte de vitamina.

"O patrimônio culinário nas receitas tradicionais, faz parte da memória afetiva, do registro, da transmissão oral de nossa herança cultural que convive com a modernidade. A umbuzada do sertão tem essa característica. Valorizar uma agricultura mais sustentável,

mantendo o equilíbrio do ambiente e respeitando o conhecimento local, é fundamental para o sucesso do empreendimento", diz Adriana.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de umbu, em 2020, foi de 5,4 mil toneladas, representando 57% do total do país, sendo destaque nacional. Na Bahia, a produção é resultado de um extrativismo sustentável, que proporciona renda para milhares de famílias.

SERVIÇO: Contato Umbuzada do Sertão. WhatsApp 87981034781 e @umbuzadadosertão

2 comentários

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários: