RENATO TEIXEIRA VISITA MUSEU LUIZ GONZAGA, NO DISTRITO DE DOM QUINTINO, CRATO CEARÁ


O cantor e compositor Humberto Teixeira literalmente está realizandouma "Romaria", nas terras de Pernambuco e Ceará. Depois de visitar Exu Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, Assará, terra do poeta Patativa do Assaré, Espedito Seleiro, Fundação Casa Grande Memorial Homem do Kariri, em Nova Olinda, Flávio Leandro e Cissa, Bodocó, Pernambuco ontem (09), o poeta conheceu o Museu Luiz Gonzaga, localizado no Distrito de Dom Quintino, Crato Ceará.

"Foi lindo", disse o criador do Museu Luiz Gonzaga, o jovem Pedro Lucas Feitosa, ressaltado que Renato Teixeira é um dos maiores nomes da música brasileira e ele visitou o distrito de Dom Quintino e junto com ele, o pesquisador Paulo Vanderley. 

"Paulo Vanderley trouxe o Renato Teixeita e tudo se torna muito forte pela valorização da cultura brasileira", falou Pedro Lucas.

A história do adolescente teve início em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Parque Asa Branca, o Museu do Gonzagão, em Exu, Pernambuco. Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutre por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião, na casa em que sua falecida bisavó morava, vizinha à dele.

A história virou realidade no distrito de Dom Quintino, a 26 km do centro do Crato,  Ceará, onde Pedro Lucas, montou o museu para contar a história de Luiz Gonzaga. O garoto teve inspiração de outros lugares artísticos. "Eu vi muita gente que queria conhecer a história dele, Luiz Gonzaga, logo vislumbrei criar um ponto turístico e eu criei o museu".

Segundo o avô, Antônio Feitosa, aos 5 anos o menino começou a ouvir as músicas de Luiz Gonzaga e se inspirou. A maior parte dos artigos do museu veio de doações de terceiros. "Eu postava na internet, o pessoal foi vendo e doando", diz o idealizador do museu.

A paixão pela música de Luiz Gonzaga foi concretizada quando numa festa de São João na escola, Pedro Lucas escutou “Numa Sala de Reboco”, letra de Zé Marcolino e ter gostado tanto da música que passou a cantá-la frequentemente. Uma tia dele viu o gosto pela música e presenteou-o com um CD de Luiz Gonzaga.

Atualmente, o Museu Luiz Gonzaga, está localizado na rua Rua Alto da Antena, no Distrito de Dom Quintino. O espaço já foi visitado por nomes como Chambinho do Acordeon, Targino Gondim e o pesquisador Paulo Vanderley, pesquisador da vida e obra de Luiz Gonzaga.

O Museu Reúne objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu. Pedro Lucas antes da pandemia guiava as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton. Além de vinis do artista, o museu exibe sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios, partes do universo cantado por Luiz Gonzaga.

 Para o futuro ele que ser um museólogo e no presente estuda no curso de  audiovisual.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário