ESCRITORA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO OTIMISMO E ESPERANÇA PARA 2022

A escritora Daniela Mattos, instrutora de yoga e meditação e também autora do livro "Você é o Seu Próprio Guru", destacou sobre a importância de virar o ano com otimismo, pensamento positivo e de como manter a esperança em tempos difíceis. Mas afinal de contas, o que podemos aprender com esse ano? 

"O ano de 2021 chegou  ao fim e durante esse período refletimos sobre a importância de abraçar os desafios que aparecem em nosso caminho com esperança e otimismo", conta.

Em seu livro, Daniela aconselha as pessoas a buscarem se conectar com a natureza e aproveitar bem os primeiros dias do ano para terem uma energia mais renovada e fortalecer a mente. 

E o que é otimismo? Para os estudiosos, trata-se de um sentimento persistente de que coisas boas vão acontecer. Ou ainda, acreditar que o futuro nos será favorável porque podemos controlar variáveis importantes para que isso aconteça. A pesquisa foi feita com base em dados de quase 70 mil mulheres e pouco mais de 1.400 homens. Os dois grupos responderam a questionários que mediam seu nível de otimismo, assim como da saúde de um modo geral e hábitos que a influenciam, como alimentar-se bem, fumar e beber álcool.

Para Lewina Lee, PhD e professora assistente de psiquiatria da Universidade de Boston, o estudo tem enorme relevância do ponto de vista da saúde pública: “ele sugere que o otimismo é um ativo psicossocial com potencial para estender a expectativa de vida, e há técnicas e terapias que podem tornar as pessoas mais otimistas”. 

Laura Kubzansky, professora de Harvard, acrescenta: “o otimismo pode estar relacionado a saber regular e controlar emoções e comportamentos, assim como lidar com fatores de estresse e suportar dificuldades”. Os pesquisadores também consideram que os indivíduos dotados de um astral para cima tendem a cultivar hábitos saudáveis. “Nosso trabalho pretende ser uma contribuição para promover a resiliência ao longo do processo de envelhecimento”, finaliza Lewina Lee.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário