POR AMOR A DOMINGUINHOS COM MARIANA AYDAR, MARCELO JENECI E FELIPE CORDEIRO

Um dos maiores sanfoneiros do país, Dominguinhos nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941 em Garanhuns, no interior de Pernambuco. Aprendeu a tocar sanfona aos seis anos de idade, por influência do pai. Aos oito, conheceu Luiz Gonzaga, quem mais tarde seria seu padrinho e umas das suas maiores referências musicais. 

Dominguinhos alternou sua carreira solo com trabalhos de músico de apoio, tocando com artistas como o próprio Gonzaga, Gal Costa e Gilberto Gil. Nos anos 80, duas de suas músicas entraram na trilha sonora da novela Roque Santeiro: “De Volta Pro Meu Aconchego”, parceria dele com Nando Cordel e interpretada por Elba Ramalho, e “Isso Aqui Tá Bom Demais”, escrita com Chico Buarque e interpretada pelos dois. Faleceu em 23 de julho de 2013, consagrado como um dos grandes nomes da música popular brasileira.

No dia em que o sanfoneiro completaria 79 anos, Marcelo Jeneci, Mariana Aydar e Felipe Cordeiro se juntam para fazer uma homenagem ao músico no show Por Amor a Dominguinhos, reinterpretando alguns dos maiores sucessos do mestre. 

Mariana Aydar: O forró é a influência musical mais marcante no som de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade às suas raízes da música nordestina. A paixão nasceu na infância, no colo de Luiz Gonzaga; percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury, passando por muitas casas de forró com sua banda Caruá. Ela sempre esteve em meio a xotes, xaxados e baiões. No seu novo projeto, Veia Nordestina (Natura Musical, 2019), traz a relação subversiva de Mariana com o forró, misturando ritmos trap, pagodão baiano e guitarras psicodélicas, sem perder a alma do pé de serra.

"Dominguinhos faria 79 anos em fevereiro, se estivesse vivo. Foi com ele que tudo começou dentro de mim, despertou todo meu amor pela música e pelo forró. Já fiz documentário, música e show para esse artista que tanto me inspira, e não poderia estar mais feliz em celebrar sua vida e obra junto com Marcelo Jeneci e Felipe Cordeiro no show "Por Amor a Dominguinhos" na Casa Natura Musical", escreveu Mariana em sua página do Facebook.

Marcelo Jeneci: Filho de Manoel, o mais famoso eletrificador de sanfonas, tem um histórico familiar ligado ao forró, tendo sido, inclusive, integrante da banda Peixelétrico. Tem três discos solos, tendo sido o último, Guaia, lançado em 2019. 

Felipe Cordeiro: Felipe Cordeiro é um nome em destaque na cena contemporânea brasileira, pioneiro na fusão de estilos populares paraenses com a vanguarda pop. A sonoridade definida como Pop Tropical traz referências da guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica. Em 2019, lançou o terceiro álbum de carreira, TRANSPYRA , com produção musical assinada por Kassin e pelo próprio Felipe. Entre os parceiros de composição do disco estão Arnaldo Antunes, Nina Becker e Manoel Cordeiro, além das presenças vocais de Tulipa Ruiz em “Perfil” e Dona Onete em “Onde É Que Eu Vou Parar”.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário