DIA MUNDIAL DO RÁDIO É COMEMORADO COM O TEMA DIVERSIDADE CULTURAL, PAZ, DIÁLOGO E TOLERÂNCIA

O Dia Mundial do Rádio, que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, é celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro. Esse Dia Mundial marca uma ocasião em que as pessoas de todo o mundo homenageiam o rádio e suas diversas formas de delinear nossas vidas.

O rádio reúne pessoas e comunidades de todas as origens para fomentar o diálogo positivo a fim de promover mudanças. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater a violência e a disseminação de conflitos, em especial em regiões potencialmente mais expostas a tais realidades. Com base nisso, o Dia Mundial do Rádio de 202O tem como tema a Diversidade Cultural.

Em uma mensagem para o Dia Mundial da Rádio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou como o meio pioneiro de comunicação celebra a diversidade e contribui para a paz global.


“Enquanto nos esforçamos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar a crise climática, o rádio tem um papel fundamental a desempenhar como fonte de informação e inspiração”, disse Guterres.


“Neste Dia Mundial do Rádio, vamos reconhecer o poder duradouro do rádio para promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e inclusivo”, disse Guterres.


Em uma era de rápida evolução das mídias, o rádio ainda tem o poder de reunir pessoas e fornecer às comunidades notícias e informações vitais, afirmou o secretário-geral da ONU.


“O rádio oferece uma maravilhosa demonstração de diversidade em seus formatos, idiomas e entre os próprios profissionais do meio. Isso envia uma mensagem importante ao mundo”, afirmou a liderança da ONU.


A diversidade de conteúdo e programação de rádio, bem como a pluralidade de opiniões expressas, é acompanhada pela variedade de canais de transmissão, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Ao escutar rádio AM, FM ou digital em seu carro, estações na Internet ou realizar o download de podcasts em seus smartphones, o usuário está experimentando o que é o meio de comunicação mais consumido no mundo.


“Pela liberdade que oferece, o rádio é, portanto, um meio único de promover a diversidade cultural. Esse é particularmente o caso dos povos indígenas, para os quais o rádio pode ser um meio acessível para compartilhar suas experiências, promover suas culturas e expressar suas ideias em seus próprios idiomas”, afirmou a diretora-geral da UNESCO Audrey Azoulay.



“É também o caso das estações de rádio comunitárias, que transmitem as preocupações de muitos grupos sociais cujas vozes teriam muito menos impacto no debate público sem o rádio”, concluiu Azoulay.

Ano passado o tema celebrado foi “Diálogo, tolerância e paz” e o poder do rádio para promover a compreensão entre as pessoas e o fortalecimento das comunidades.

Segundo o Relatório Mundial “Re|pensar as políticas sociais”, assistir à televisão e ouvir rádio continuam a ser atividades culturais amplamente difundidas, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Os programas de rádio que fornecem uma plataforma para o diálogo e para o debate democrático sobre as questões relevantes podem ajudar a aumentar a conscientização entre seus ouvintes e inspirar o entendimento acerca de novas perspectivas para pavimentar o caminho para ações positivas.

O rádio é uma das indústrias com alto potencial para avançar na diversidade da mídia e ampliar as escolhas culturais das pessoas, seja por destacar o conteúdo local ou por fornecer um fórum para vozes que não são ouvidas ou para expressões culturais que foram esquecidas.

Garantir a diversidade midiática é essencial para promover a diversidade das expressões culturais. A mídia é composta por facilitadores, produtores, representantes, distribuidores, disseminadores e mediadores de uma variedade vibrante de conteúdos culturais e artísticos, independentemente dos meios e das tecnologias que eles utilizam. As mídias públicas também compõem uma das 11 áreas que monitoram a implementação e o impacto da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.

Os programas de rádio também podem criar tolerância e superar as diferenças que separam os grupos, unindo-os em torno de objetivos e causas em comum, como garantir a educação infantil ou abordar questões locais de saúde. A UNESCO apoia e implementa uma série de programas e outras iniciativas para incentivar um mundo mais pacífico. 


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário